Os sisos são os últimos dentes que podem vir a nascer, ocorrendo entre os 16 e 20 anos. Assim, muitas vezes não há espaço suficiente para eles na arcada dentária e, geralmente, a cirurgia é indicada para extraí-los. Após o procedimento é preciso ter alguns cuidados com a alimentação e com a higiene para evitar inflamações. Em alguns casos, o ponto do dente do siso pode abrir ou inflamar, causando problemas ao paciente.

Por isso, após a cirurgia algumas medidas precisam ser seguidas para a boa recuperação do paciente. O protocolo pós-operatório varia de acordo com a complexidade que se deu o procedimento, mas, em geral, é recomendado colocar gelo no local, tomar os remédios prescritos pelo dentista e repousar bastante.

Neste post, vamos falar sobre o que fazer quando o ponto da cirurgia de retirada do dente siso abre ou inflama. Quer ficar por dentro do assunto? Então confira o vídeo que o Dr. Henrique Taniguchi preparou e leia nossa matéria completa.

Quais os principais sintomas após a extração do siso?

Alguns sintomas são muito comuns e podem ser melhorados com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

Inchaço

É muito comum que a extração dos dentes inferiores provoque mais inchaço do que os superiores, mas isso vai de pessoa para pessoa. Em alguns casos é preciso cortar o dente para a remoção, podendo deixar o rosto bastante inchado.

Dor local

Devido ao procedimento é muito comum que o local fique bem dolorido. Para minimizar a dor, o dentista poderá receitar o uso de analgésicos.

Trismo

O trismo se refere à dificuldade de abrir a boca após a cirurgia. Devido à rigidez muscular e ao inchaço, é comum que a pessoa fique com esse incômodo. Entretanto, esse sintoma melhora de forma espontânea, na medida em que o inchaço diminui.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Após o procedimento, é normal sentir dor, desconforto ou ficar com a gengiva inflamada. Por isso, é essencial seguir as recomendações do dentista para que não ocorra nenhum risco após a cirurgia.

Coloque gelo no local

O primeiro dia costuma ser o mais complicado para o paciente. Logo, compressas de gelo são uma boa alternativa para aliviar o inchaço e dor na região. O ideal é colocar uma compressa a cada 20 minutos, e ficar com ela durante, aproximadamente, 10 minutos. Se sentir necessidade, repita o processo!

A partir do segundo dia o ideal é tratar o inchaço com uma compressa morna. Coloque uma toalha úmida e quente a cada 20 minutos e repita o procedimento se sentir necessidade.

Cuide da alimentação

Nos dias que sucedem a cirurgia, a alimentação deve ser diferente. Logo após a extração dos sisos, é preciso consumir alimentos líquidos, evitando a ingestão de comidas quentes nos primeiros dois dias. Nos três dias seguintes o ideal é uma dieta pastosa, evitando mastigar na região.

Esses procedimentos podem ajudar na diminuição do sangramento e inchaço, reduzindo os riscos de infecções. Para os primeiros dias algumas sugestões são sopas e sucos, que devem ser consumidos mornos ou in natura. Isso porque, o consumo de alimentos quentes nas primeiras horas ou nos dias seguintes após o procedimento podem prejudicar a cicatrização ou causar desconforto e dor.

Tome as medicações corretamente

Após a cirurgia o dentista pode prescrever alguns medicamentos que impedem que o local da extração fique inflamado, infeccionado ou dolorido. O tempo de uso dos remédios é estabelecido pelo profissional. Por isso, se você notar que eles não estão fazendo efeito, procure o seu dentista para saber se há necessidade de trocá-los. Nunca se automedique!

Além dos medicamentos, o profissional também pode indicar alguns enxaguantes bucais, géis e outros produtos para a higiene bucal.

Cuide da higiene bucal

Nas primeiras 24 horas, é essencial escovar os dentes do siso de um jeito bem suave, prestando atenção para não bater com a escova no local. Não utilize enxaguantes bucais que não foram prescritos pelo seu dentista. Algumas escovas são de cerdas pós-cirúrgicas ultra macias que podem ser usadas sem problemas.

Os pontos podem reter bactérias e alguns alimentos podem causar infecções. Por isso, mantenha a boca sempre limpa e bem cuidada.

Não fume e evite bebidas alcoólicas

Após a cirurgia, a boca está sujeita a infecções ou inflamações. Assim, o ideal é suspender o uso de cigarros durante a primeira semana, até que os pontos sejam retirados. As substâncias do cigarro podem penetrar na mucosa e interferir na cicatrização dos pontos ou, até mesmo, provocar uma infecção grave.

Em relação ao álcool, o recomendado é não ingerir durante o uso de antibióticos ou outras medicações. A bebida poderá interagir com o medicamento e causar efeitos colaterais.

O que fazer quando o ponto do dente do siso abre ou inflama?

Se o paciente seguir todas as recomendações do dentista, a possibilidade de inflamação diminui muito. Entretanto, sem a higienização correta nos pontos e dos dentes ao redor, pode ocorrer uma contaminação. Por isso, eles devem ser limpos de forma suave, usando um cotonete embebido em algum enxaguante específico.

Os pontos do dente do siso, também chamados de suturas, são muito importantes no processo de cicatrização da cirurgia para manter o coágulo na posição correta. Se eles não forem cuidados de maneira certa, podem comprometer o sucesso do procedimento. Por isso, a avaliação do pós-operatório é essencial, independentemente da presença de pontos.

Quando os pontos saem sozinhos, seja por algum trauma, como mastigação ou escovação incorreta, é preciso consultar o dentista responsável pela cirurgia urgentemente. Qualquer problema relacionado às suturas pode danificar o sucesso do procedimento cirúrgico realizado. Nessa situação, o ideal é procurar o profissional e consultar as melhores opções para a sua saúde bucal.

Como mencionado, é muito importante que você mantenha sempre a higiene dos pontos e dos dentes ao redor para evitar a inflamação e a contaminação. Por isso, se o ponto do dente do siso abrir ou inflamar, procure o seu dentista imediatamente. Além disso, é muito importante fazer o procedimento com profissionais qualificados e que tenham experiência na área.

Tem  mais alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber mais sobre os nossos procedimentos? Então entre em contato com a nossa empresa!