Saúde Bucal tem tudo a ver com a alimentação

Além da higiene bucal e das consultas regulares ao dentista, saiba que a alimentação também pode ser uma grande aliada da sua saúde bucal. Saber o que comer e quando comer faz toda a diferença para quem quer ter dentes fortes e gengivas saudáveis.

Ter um corpo bem nutrido evita que as infecções se estabeleçam. Comer menos açúcar evita as cáries. Alimentos com muito carboidrato facilita a formação de biofilme e placa bacteriana.

É muita informação? Calma temos um truque para você conseguir perceber as ameaças e oportunidades de cada grupo de alimentos:

Para os dentistas, existem alimentos “adesivos”, “ácidos” e “detergentes”.

Alimentos adesivos

São os que tendem a aderir aos dentes e são os responsáveis pela cárie. É um grupo composto por biscoitos, bolachas, doces e balas.

Aqui, basta diminuir o consumo, e sempre escovar os dentes após 15 minutos no máximo após ingestão deles. Assim você evita que ser forme o biofilme, a base perfeita para a placa bacteriana.

Alimentos ácidos

Tais como o abacaxi, laranja, limão, kiwi e cítricos, em geral os sucos, bebidas de frutas e refrigerantes favorecem o que chamamos de erosão ácida, que se manifesta sob a forma de “desgaste” da estrutura do dente, na região do dente próximo à gengiva, mesmo na ausência da doença cárie e em bocas bem higienizadas.

Fica claro que o consumo também deve ser equilibrado, dando preferência aos sucos que podem ser ingeridos por canudinhos, diminuindo o contato direto com os dentes.

Alimentos detergentes

São aqueles que eliminam resíduos de outros alimentos que ficam aderidos à superfície dental. Nessa categoria encontram-se as frutas, os legumes e as verduras de modo geral, preferencialmente crus ou cozidos no vapor.

Esses alimentos necessitam de um maior tempo de mastigação, o que promove uma autolimpeza pelo atrito do alimento com o dente.

Além disso, fornecem ao organismo muitos nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento, como as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico.

São alimentos bem vindos por sua função natural de limpeza, mas não devem substituir o trio escova, pasta e fio dental.