Implantes: como fazer manutenção e higiene? Saiba aqui!

Nos últimos trinta anos, os implantes passaram por uma série de avanços. Contudo, muitos pacientes não estão atentos ao fato de que é preciso realizar manutenção e higiene do implante dentário periodicamente, uma vez que eles não são permanentes e estão sujeitos a complicações em caso de descuido.

Nesse sentido, um dos principais enganos dos implantados é pressupor que, por se tratar de um dente artificial, os cuidados com a manutenção e higiene de implante dentário são diferentes dos exigidos para o dente natural. Em consequência disso, o problema da perda óssea é considerado como um dos mais graves, resultante da falta de precaução.

A perda óssea decorre de uma doença infecciosa conhecida como peri-implantite que afeta gengivas e ossos ao redor dos implantes e, muitas vezes, não é possível a sua reposição. Logo, é relevante orientar as pessoas sobre como preservar o implante e sobre a importância de realizar manutenções regulares.

Sendo assim, sabendo da importância desse tema, preparamos este post com algumas dicas de como fazer a manutenção e higiene corretas. Confira!

Visite o dentista regularmente

Consultar regularmente o dentista é uma atitude fundamental para aumentar a vida útil do implante, pois somente esse profissional é capaz de avaliar a situação das próteses, principalmente o processo de cicatrização. Além disso, o especialista sabe como orientar o cliente quanto às técnicas adequadas de manutenção e higiene.

Nesses atendimentos, o dentista realiza a limpeza na região do implante e examina a probabilidade de haver infecções resultantes de lesões e, dessa forma, ações preventivas podem ser executadas para evitar danos maiores.

 Faça higienização adequada

Assim como os dentes naturais, os implantes precisam dos mesmos cuidados ou podem ir além, dado que a precaução com essas próteses deve ser redobrada. O implante acaba acumulando resíduos alimentares, na medida em que ocupa o lugar de um dente, provocando doenças na gengiva ou placa bacteriana.

Nesse contexto, deve-se realizar a higiene oral diariamente, de modo a escovar o implante de forma completa e usar o fio dental regularmente.

Para isso, é importante que você sempre escove os dentes após as refeições: utilize escovas de cerdas suaves e faça movimentos circulares e delicados.

Além disso, escove muito bem todas as regiões da boca, como o palato, a língua e as gengivas e adicione enxaguante bucal, pois ele ajuda no combate às bactérias.

Evite hábitos nocivos ao implante dentário

Mastigar objetos duros ou roer unhas pode comprometer a durabilidade do implante dentário, posto que esses hábitos desgastam as próteses.

Outro aspecto diz respeito à rotina de fumar , que é extremamente prejudicial ao implante, uma vez que perturba a estrutura do dente, além de influenciar no surgimento de doenças bucais que causam infecções e consequente perda do implante dentário.

Portanto, é importante ficar atento às dicas de manutenção e higiene de implante dentário e colocá-las em prática, a fim de garantir uma longa duração da sua prótese. Entretanto, mesmo fazendo a higiene adequada, problemas relacionados ao implante podem surgir e, por isso, é recomendada a realização de exames radiológicos para verificar o estado da prótese após o procedimento cirúrgico. Ainda: o acompanhamento de um profissional experiente e competente é indispensável para o sucesso do tratamento.

Gostou deste post sobre como fazer manutenção e higiene de implante? Quer continuar aprendendo mais sobre a ortodontia? Assine a nossa newsletter e receba nossos artigos no seu e-mail.

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL