Entenda a importância da manutenção de implantes dentários

Manutenção de Implantes Dentários Agende a sua avaliação no CCO

Uma cirurgia de implante dentário é uma ótima alternativa para pessoas que não têm um ou mais dentes. Todavia, o procedimento não acaba após sair do consultório odontológico. Uma etapa muito importante para o sucesso do tratamento é a manutenção de implantes dentários.

Entre as medidas necessárias de manutenção, estão a higienização correta, os cuidados com a mastigação e, principalmente, as visitas regulares ao seu dentista. Assim, é possível preservar a sua saúde bucal e também a qualidade dos pinos e próteses instalados.

Quer conhecer quais são os principais benefícios de realizar a manutenção dos seus implantes dentários? Confira agora mesmo quais são eles!

Durabilidade do implante

Fazer a manutenção de implantes dentários é o que determina a durabilidade desse tratamento. Nesse sentido, a higienização diária é certamente um ponto de destaque.

Se o paciente realizar a limpeza correta da sua boca diariamente e os implantes dentários forem inspecionados regularmente por um dentista, eles podem durar por muitos anos. Caso contrário, a quantidade de tempo que eles podem permanecer na sua boca de maneira saudável diminui.

Por esse motivo, é fundamental tomar todos os cuidados com a higienização das gengivas, língua, dentes naturais e protéticos.

Estética do implante

Uma das consequências da falta de higiene bucal é o surgimento de placa bacteriana, que afeta a estética do implante.

Por isso, é muito importante retornar ao consultório odontológico periodicamente para que o profissional avalie as condições do seu implante e recomende o tratamento ideal, como uma limpeza ou uso de placas de silicone para o bruxismo. Assim, é possível preservar um visual adequado do seu sorriso.

Prevenção de perda óssea

Uma consequência da placa bacteriana é a periimplantite, doença que causa a inflamação do tecido ao redor do implante e que pode provocar perda de óssea e exposição dos pinos instalados.

Novamente, a higienização volta a ser destaque como fator essencial para a qualidade contínua do seu implante. Em casos em que a placa já se desenvolveu, as visitas ao dentista são a solução para que o tratamento adequado seja aplicado e evite complicações, como a perda do implante e a impossibilidade de reinstalá-lo.

Possibilidade de fratura da prótese

Algumas situações de negligência nos cuidados após realizar um implante podem levar à necessidade de trocar as peças instaladas.

Entre elas, estão a mastigação de alimentos ou objetos muito duros, ou também traumatismos causados por acidentes esportivos, automobilísticos, ou por agressão, que pode causar a fratura da prótese.

Outra causa de fratura de implante são hábitos parafuncionais, tal como o bruxismo, onde o paciente involuntariamente range ou aperta os dentes durante o sono.

Nesses casos, somente o dentista pode identificar os danos e aplicar medidas de prevenção para evitar estragos ainda maiores. Além disso, quando é preciso trocar peças, somente o profissional saberá identificar essa necessidade.

A manutenção de implantes dentários, portanto, é indispensável. Por esse motivo, higienize muito bem a sua boca após passar por esse procedimento e não deixe de se consultar periodicamente com o seu dentista. Dessa forma, você estará garantindo que seus implantes ficarão preservados por muito tempo e que a sua saúde oral ficará sempre em dia.

E aí, gostou do nosso artigo? Agende a sua avaliação!