Dr. Luis Francisco Coradazzi | CRO 7747 RT
Dr. Luis Francisco Coradazzi | CRO 7747 RT

Graduado em Odontologia a mais de 23 anos, Dr. Luís Francisco Coradazzi é natural da cidade de Bauru, localizada em São Paulo. Aos 45 anos de idade e com o currículo acadêmico impecável, o profissional buscou se aperfeiçoar em sua área de atuação e hoje é um dos melhores profissionais com especialização em implantes dentários.

Além de concluir o curso de Doutorado em Implantodontia pela Unesp Araçatuba/SP, Coradazzi se consagrou Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacil, também, através da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Hoje, Professor e Coordenador do curso de especialização de Implantodontia pela Orthoplace / IPPEO – GO, Luís Francisco concilia seu tempo, na docência, com a gestão de sua clínica, fundada juntamente com o Dr. Henrique Taniguchi, atendimento clínico (realizando procedimentos como extração de siso, enxerto ósseos e implantes dentários) e seu trabalho como revisor da revista internacional JOMI – The international Journal Oral Maxilofacil Implants.

Como funciona o procedimento de Implantes dentários feito pelo Dr. Luís Francisco Coradazzi?

Antes de mais nada é preciso entender no que consiste um implante dentário, para só depois compreender a funcionalidade do procedimento de forma clara. Implantes dentários são estruturas metálicas, geralmente fabricadas em titânio, que são colocadas no maxilar, através do método cirúrgico, com a intenção de substituir as raízes do dente. Após serem fixadas no osso, logo abaixo da gengiva, estes suportes permitem que o profissional monte dentes substitutos sobre eles.

Entendemos a logística do procedimento, agora precisamos entender como os implantes atuam. O implante dentário surgiu com a intenção se substituir o uso de dentaduras e pontes, pois fornecem ao paciente um suporte estável para os novos dentes, de modo que a prótese não saia do lugar ou mude de posição, o que acaba facilitando e oferecendo conforto a vida do paciente.

Quais são os tipos de implantes dentários encontrados no mercado?

Assim como qualquer outro procedimento da área da saúde, seja ele odontológico ou não, é necessário fazer uma análise prévia do quadro clínico do paciente, para que haja um estudo do melhor procedimento a ser adotado naquele caso. Podemos citar como procedimentos:
• Implante unitário fixo: Consiste na implantação do pino de titânio e logo após a integração da prótese ao osso, o que leva certa de dois ou três meses, é afixada a coroa dentária.

• Overdenture: Esta técnica consiste na fixação total da prótese dentária. Neste caso é necessário colocar apenas dois implantes na mandíbula e quatro no maxilar, para dar estabilidade e fixação a prótese total.

• Prótese Total Fixa: Este procedimento pode ser feito tanto na mandíbula superior quanto na inferior. Esta técnica permite que sejam fixados quatro ou mais implantes para a colocação de uma prótese permanente.

• Implante Zigomático: Processo cirúrgico recomendado para pacientes que possuem atrofia maxilar e que não tenham a possibilidade de realizar enxerto ósseo. Neste caso é realizada a fixação dos implantes ao osso das maçãs do rosto.

Quais são os exames necessários para a realizar a Implantodontia?

Antes de qualquer coisa, o paciente deve procurar um profissional especializado no assunto, assim como é o caso do Dr. Luís Francisco Coradazzi, para que ele possa fazer a melhor avaliação do seu caso e discutir a necessidade de se colocar um implante dentário. Após a primeira avaliação é necessário que o paciente faça os seguintes exames:
• Em alguns casos exames complementares podem ser solicitados para verificar as condições de saúde do paciente;
• Radiografia Panorâmica: com a intenção de se verificar as condições dos ossos;
• Tomografia Computadorizada: com a finalidade de se verificar a altura e largura do maxilar do paciente.
A tomografia permite que o dentista faça uma pré-visualização de como será a cirurgia no computador, possibilitando assim que as dúvidas do paciente serão explicadas claramente, assim como as etapas do procedimento.

Como os implantes podem ser fixados?

Existem duas formas de se realizar os implantes:
• Tradicional: feita através de incisão no tecido gengival para que o profissional possa visualizar o osso, logo após a implantação é feita a sutura.
• Guiada: através de um guia cirúrgico projetado a partir de uma tomografia computadorizada, os implantes são inseridos através de um pequeno furo na gengiva, permitindo assim que não haja incisões.
Cuidados durante o período pós-operatório
Pode-se perceber que a Implantodontia acaba sendo um processo delicado, devendo assim ter alguns cuidados após a finalização da cirurgia, tais como:
• Dieta líquida nas primeiras doze horas após a implantação;
• Consumo de alimentos gelados;
• Evitar a exposição ao sol;
• Evitar esforço físico;
• Não conversar por longos períodos;
• Higiene bucal satisfatória;
• Visitas regulares ao dentista.

Podem ocorrer problemas com os implantes dentário?

Quando se realiza o procedimento de implantodontia o objetivo é que as próteses se fixem de modo permanente, facilitando assim a vida do paciente e trazendo mais conforto a sua vida, já que não haverá mais a necessidades de se colocar pontes ou usar dentaduras.

O processo natural é que as próteses sejam integradas ao osso do maxilar, como se fossem as raízes do dente substituído. Todavia a integração do pino ao osso pode não acontecer em um primeiro momento, havendo assim a necessidade de se realizar um novo procedimento. Problemas na prótese, propriamente dita, e problemas periodontais podem acontecer também, apesar de não serem muito comuns.

Contudo estes problemas podem ser minimamente evitados no momento da escolha do profissional. É fundamental que o cirurgião-dentista escolhido tenha experiência na área de implantodontia, como é o caso do Dr. Luís Francisco Coradazzi. Retornos regulares ao profissional podem evitar este tipo de problemas também, pois é necessário que haja um período de acompanhamento após o processo cirúrgico.

Conheça o Centro de Cirurgia Oral

A mais de 12 anos, o CCO, localizado em Goiânia – Goiás, é uma clínica odontológica especializada em cirurgia Bucomaxlofacial, Implantodontia e Reabilitação Oral.

Fundada como resultado da parceria entre os Drs. Luís Francisco Coradazzi eHenrique Taniguchi, a clínica se diferencia dentro do mercado de cirurgias ortodônticas por ser referência em extração de sisos, enxertos e reabilitações de implantes dentários.

É fato que o Dr. Luís Francisco Coradazzi se destaca, mas seu profissionalismo está diretamente ligado a seu ótimo currículo acadêmico e também aos seus anos de experiência em sua área de atuação.