Implante Dentário: 7 razões para usar.

Descubra 7 razões para você fazer seu implante dentário.

Se você tem indicação do seu cirurgião-dentista para fazer um implante dentário, não há motivos para adiar o tratamento. Aliás, muito pelo contrário, existem várias razões para você fazer o implante dentário o quanto antes. Continue lendo e veja cinco ótimas razões para agendar uma consulta com um implantodontista já!

Conheça 7 razões para você fazer seu implante dentário o quanto antes:

1ª – Maiores chances de sucesso

Com o passar do tempo — após a perda do dente — a região desdentada começa a perder tecido ósseo na mandíbula ou maxilar. Com isso, muitas vezes, é preciso fazer um enxerto ósseo nesse local para, só então, implantar o pino de titânio que substitui a raiz do dente natural perdido.

Assim, quanto mais perto de quando a pessoa perdeu o dente for realizado o implante dentário:

  • maior é a chance de sucesso;
  • menos complicada será a cirurgia;
  • mais rápida será a recuperação.

2ª – Evita envelhecimento facial

É claro que sabemos que são vários os fatores que levam ao envelhecimento facial e esse é, certamente, um dos menos conhecidos. Adiar o implante dentário por muito tempo pode levar à perda óssea tal que pode chegar a alterar as feições do rosto, trazendo um aspecto de envelhecimento à face.

3ª – Menos intercorrências de doenças preexistentes

Quanto mais jovem o paciente for, menores as chances dele ter uma doença preexistente que impeça ou cause algum problema durante o tratamento do implante. Por isso, deixar para fazer um implante dentário na terceira idade pode ser mais desafiador, porque é geralmente nessa época da vida que as doenças como diabetes, hipertensão, cardiopatias, osteoporose e colesterol surgem (ou se agravam), exigindo um maior cuidado quando o assunto é cirurgia, por mais simples que ela seja.

4ª – Reconquista da autoconfiança

Ao perder os dentes, inconscientemente certos pequenos prazeres da vida são perdidos, às vezes de forma inconsciente, fazendo com que a pessoa se recolha ao básico da vida. Um dos benefícios do implante dentário é a reconquista da autoconfiança, tão importante nos dias de hoje. Após o implante você poderá sorrir novamente, mastigar e sentir o paladar de suas comidas prediletas. Com o tempo, você perceberá como poder fazer tudo isso de novo traz uma melhora incontestável à autoestima.

5ª – Abandonar as próteses removíveis

É comum que muitos dos candidatos à colocação de implante dentário, usem próteses removíveis e até se acostume a elas. Mas você sabia que o uso prolongado das famosas dentaduras pode provocar perda óssea e, com o tempo, o aparato dental se torna frouxo na boca, podendo, inclusive, se tornar uma colônia de fungos ou de bactérias se a pessoa tiver dificuldade em manter uma higiene bucal adequada.

6ª – Restaurar a força da mordida

Ter de volta a função mastigatória é, sem dúvida, uma grande razão para fazer um implante dentário. Isso porque, com a mastigação de forma segura, a pessoa consegue comer todos os tipos de alimentos, inclusive os mais resistentes como castanhas e carnes.

7 — Melhora da dicção

Pouca gente sabe, mas a fala é muito influenciada pelos dentes, devido ao som formado pelo contato do ar que sai dos pulmões com os dentes. E com a perda dentária, é comum notarmos uma perda importante na dicção, a qual é retomada quando um novo dente é colocado no lugar do que foi perdido, fazendo com que a pessoa retome a dicção com naturalidade e facilidade.

Para quem é indicado o implante dentário?

Agora que você já viu as razões para fazer um implante dentário, confira se ele é indicado para você. Se você está considerando fazer o procedimento, a primeira etapa é passar por uma avaliação com um dentista especializado, o implantodontista. A consulta é importante, pois é necessário ter gengivas saudáveis e sustentação óssea suficiente para a sustentação do implante.

Após a avaliação e, verificado os requisitos necessários, você pode prosseguir com segurança para o tratamento, mantendo os cuidados para que a cirurgia seja bem-sucedida e o resultado muito duradouro.

O implante dentário é seguro?

O implante dentário é confeccionado em material totalmente biocompatível, o que significa que ele é compatível com o organismo, ou seja, não libera nenhum tipo de elemento prejudicial ao nosso organismo, portanto é seguro e eficaz.

Alguns poucos casos em que ocorre falha na osseointegração, podem estar associados a alguma infecção existente no osso, ou falta de assepsia durante o procedimento cirúrgico (por isso procure sempre um dentista de confiança e um local especializado).

A Implantodontia evoluiu muito ao longo dos anos, e a cirurgia é rápida, simples e indolor. Assim, com cicatrização óssea mais breve e em pouco tempo o profissional já consegue colocar a coroa definitiva presa no local.

De acordo com o que vimos anteriormente realizar um implante dentário possui muitos benefícios: restaurar o aspecto natural do sorriso, elevar a autoestima, restaurar a boa mastigação, restabelecer a dicção, além de uma excelente durabilidade.

Agora que você já está seguro sobre quando usar um implante dentário, aproveite para agendar uma avaliação para resgatar um belo sorriso de forma segura, simples e duradoura.

RT C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-7747

CRO-GO-EPAO-425