BENEFÍCIOS EM FAZER UM IMPLANTE DENTÁRIO

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Realizar um implante dentário significa restabelecer a mastigação correta, melhorar a dicção, prevenir doenças bucais que são ocasionadas pela perda dentária e principalmente elevar a autoestima através de um belo sorriso.

Nas próximas linhas explicaremos mais detalhadamente sobre as causas da perda dentária, as razões e benefícios em se fazer um implante dentário. Este tratamento é bastante simples e seguro, é imprescindível que seja realizado por um profissional especializado na área da Implantodontia.

Quais os motivos que levam a perda dentária?

  • Falta de hábitos de higiene bucal: não manter uma boa escovação e uso correto do fio dental;
  • Evolução de doença periodontal:  quando não tratada gradualmente evoluindo para uma perda óssea, podendo resultar em perda dentaria.

É importante procurar o dentista assim que ocorrer a perda de um ou mais dentes, o implante dentário poderá ser realizado logo após esta perda, pois quanto mais se esperar, o osso poderá ter suas características modificadas, como espessura e altura, devido a reabsorção óssea.

Deixar para fazer um implante dentário na terceira idade pode ser mais desafiador, porque geralmente nessa época da vida, doenças como diabetes, hipertensão, cardiopatias, osteoporose e colesterol alto exige maior cuidado quando o assunto é cirurgia, por mais simples que ela seja. Portanto, procurar o dentista logo no início de notar a perda ou o amolecimento dos dentes é imprescindível para realizar seu implante de forma mais tranquila e solucionar este incomodo mais rapidamente.

O uso prolongado de dentaduras removíveis pode provocar perda óssea e com o tempo o aparato acaba ficando frouxo na boca, podendo inclusive resultar em acúmulo de fungos e bactérias, se a pessoa não mantiver os hábitos de higiene bucal constantes.

Quais os benefícios em se fazer o implante dentário?

  • Restabelecer o sorriso bonito e saudável: o implante resgata o aspecto natural dos dentes;
  • Restaurar a força da mordida: desenvolver a mastigação de forma segura, podendo desfrutar da degustação de todos os tipos de alimentos, inclusive os mais resistentes como carnes;
  • Não possui deslocamento dentário: os implantes são fixos, não causando nenhum tipo de risco de deslize dos dentes, como é o caso de próteses ou dentaduras;
  • Facilidade em manter seus cuidados: o implante dentário é facilmente cuidado, deve-se manter uma boa escovação e uso correto do fio dental, assim como os dentes naturais;
  • Boa dicção: é muito comum notarmos que a perda dentária atrapalha na dicção, com a reposição dos dentes por meio do implante dentário é mais fácil retomar a dicção com facilidade e naturalidade;
  • Durabilidade:  os implantes dentários podem durar muitos anos, não havendo necessidade de reparos ou substituições periódicas;
  • Previne a perda óssea: os implantes dentários são ótimas opções de substituição dentária que também promove a estimulação óssea da mandíbula, ajudando a prevenir a perda óssea.

Agora que sabemos quais os benefícios em se fazer um implante dentário, vamos compreender como ele é realizado, lembrando que somente um profissional especializado, pode indicar o melhor tratamento. Se você procura cirurgião-dentista em Goiânia não deixe de agendar uma avaliação em nossa clínica.

Como é realizado um implante dentário?

O implante é realizado com a colocação de um parafuso produzido geralmente em titânio, esse parafuso é inserido no osso da mandíbula, servindo de estrutura para a colocação de prótese de resina ou porcelana.

Esta fixação pode ser feita de dois modos: tradicional (por meio de incisão na gengiva) ou guiado realizado através de um guia confeccionado a partir de uma tomografia computadorizada.

As etapas de realização do implante dentário são:

  • Incisão na Gengiva: consiste em um corte na região da gengiva, este corte é feito na região em que será colocado o implante dando acesso ao osso do paciente, este procedimento é realizado primeiramente com anestesia local;
  • Perfuração do osso: perfurar a parte óssea através de uma broca, o paciente não sente nenhum tipo de dor, visto que está anestesiado;
  • Instalação do implante de titânio :inserção do titânio (como se fosse uma raiz do dente) na região da cavidade aberta e coberto com a tampa de proteção
  • Sutura: o cirurgião-dentista dá pontos no local;
  • Colocação da prótese: o último passo é a reabertura, que só ocorre de 2 a 3 meses  após a colocação do titânio, é importante ressaltar que esta etapa depende de cada pessoa, pois existe uma variação entre o tempo de integração entre o pino e o osso;

Gostaria de saber mais detalhadamente sobre o Implante Dentário, seus benefícios e o pós-operatório clique aqui e continue lendo.

Implante Dentário-Guia Completo

Quem deve realizar o implante?

É importante ressaltar que se você este considerando fazer um implante dentário deve primeiro realizar uma avaliação com um profissional especializado, visto que é preciso ter gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentação do implante.

Após esta avaliação, poderá prosseguir com segurança para o procedimento cirúrgico, e manter os cuidados para que o implante seja bem-sucedido e duradouro.

O material em que é realizado o implante é totalmente biocompatível, ou seja, não libera nenhum tipo de elemento prejudicial ao nosso organismo, portanto é seguro e eficaz. Alguns poucos casos em que ocorre falha na osseointegração, podem estar associados a alguma infecção existente no osso, ou falta de assepsia durante o procedimento cirúrgico (por isso procure sempre um dentista de confiança e um local especializado).

A Implantodontia evoluiu muito ao longo dos anos, e a cirurgia é rápida, simples e indolor. Assim com cicatrização óssea mais breve e em pouco tempo o profissional já consegue colocar a coroa definitiva presa no local.

De acordo com o que vimos anteriormente realizar um implante dentário possui muitos benefícios: restaurar o aspecto natural do sorriso, elevar a autoestima, restaurar a boa mastigação, restabelecer a dicção, além de uma excelente durabilidade.

Portanto, não deixe de agendar uma avaliação para resgatar um belo sorriso de forma segura, simples e duradoura.