Por que cuidar dos dentes pode fazer você feliz de novo?

Cuidar dos dentes deve ser um hábito diário, afinal, além do hálito fresco e do sorriso bonito, muitas condições podem ser evitadas por quem mantém boa higiene bucal. Mas, infelizmente muitas pessoas acabam negligenciando os cuidados com os dentes devido à falta de tempo ou de instrução adequada.

É o caso de Cris, que em razão do inúmeros afazeres domésticos e cuidados com os filhos, acabava deixando sua saúde bucal de lado. Mas, com o tempo, seu organismo foi sentindo essa falta de atenção. As dores de dentes se tornaram mais intensas e sem falar que ela também não tinha segurança para sorrir em público como antes.

Muitas pessoas, infelizmente, seguem o mesmo destino. Mas, cuidar dos dentes é um hábito que deve ser introduzido diariamente em nossas vidas. A tal frase “a saúde começa pela boca” e que muitos costumaram ouvir desde a infância, faz todo o sentido: não é clichê nem algo inventado por dentistas.

Para reverter seu quadro de saúde, Cris resolveu modificar seus hábitos e cuidar melhor dos seus dentes. Acompanhe este post e saiba o que será preciso fazer e quais os benefícios que ela vai adquirir com essa atitude. Confira!

Acessórios e técnicas corretas

É muito importante ter as ferramentas certas para poder fazer um bom trabalho. Ao cuidar dos dentes, é preciso ter uma escova apropriada e que deve ser trocada a cada 3 meses, pasta de dente, fio dental, raspador de língua e enxaguante. Este último não será necessário em todas as limpezas, mas é importante fazer uso ocasionalmente.

Segundo a ADA, Associação Dental Americana, o ideal é que as escovações sejam realizadas 3 vezes ao dia e que cada higienização leve cerca de 2 minutos do seu tempo, o que dará, no final, apenas 6 minutos.

O primeiro a ser usado é o fio dental, que deve ser passado em cada espaço entre os dentes. Em seguida, é a vez do raspador de língua, que retirará o acúmulo de saburra. Na sequência, entra a escovação, que precisa ser feita com atenção. Por fim, após retirar o creme dental com água, vem o enxaguante bucal.


Hábito e disciplina

Alguém que não esteja acostumado com os cuidados no cotidiano, como a Cris, poderá achar difícil se adaptar nos primeiros dias. Contudo, mantendo a disciplina, o comportamento se transforma em hábito e evita algumas adversidades, como:

  • abscesso dentário;
  • perda dentária;
  • mau hálito
  • endocardite bacteriana;

Benefícios de cuidar dos dentes

O ponto que mais pesou na decisão de Cris foi descobrir os vários benefícios de cuidar adequadamente dos dentes. Veja só quais são essas vantagens de ter bons hábitos bucais:

  • redução do mau hálito: as bactérias que se acumulam nos dentes devido à má higiene são responsáveis pelo cheiro desagradável e só procedimentos feitos por um dentista serão capazes de eliminá-las;
  • menos risco de doenças cardíacas: dentes malcuidados influenciam na elevação de problemas no coração. As substâncias inflamatórias migram para a corrente sanguínea, desestabilizam a placa de gordura nas artérias e provocam o infarto;
  • menos dores: alguém que mantém uma boa rotina de limpeza bucal, dificilmente terá problemas com cáries ou gengivites;
  • autoestima elevada: uma pessoa que se sente confortável consigo mesma, apresentará maior sensação de bem-estar e, consequentemente, mais confiança.

Com as instruções corretas, Cris conseguiu cuidar dos dentes de forma adequada, o que trouxe resultados para a sua saúde no geral. Seguindo o exemplo dela, lembre-se: nunca é tarde para se valorizar e passar a ter hábitos mais favoráveis, como o de cuidar dos dentes, e, então, ser feliz de novo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende a sua avaliação!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL