Tipos de fio dental: conheça os principais e as indicações!

Talvez você já saiba usar, mas você conhece os tipos de fio dental? Esse item, aliado a uma boa escova de dente e ao enxaguante bucal ideal, é indispensável para quem quer manter a boca livre do tártaro e do acúmulo de placa bacteriana.

Mesmo com algumas diferenças, todo fio dental é igualmente eficaz. A diferença está no fato de que algumas pessoas têm a gengiva mais sensível e outras têm um espaçamento mínimo entre os dentes, por exemplo, exigindo cuidados específicos para um uso mais confortável.

Quer conhecer as principais variedades? Acompanhe a leitura e veja que tipo de fio dental é o mais indicado para você!

A importância do uso do fio dental

O fio dental ajuda a retirar os restos de alimentos e a placa bacteriana que se alojam entre os dentes, nos espaços que a escova não consegue alcançar. Dessa forma, é possível ter uma higiene mais eficiente, evitando alguns problemas, como o mau hálito, a gengivite e a formação de cáries.

Deve ser usado todos os dias, pelo menos uma vez. Pacientes com aparelho ortodôntico devem utilizar mais vezes ao longo do dia.

Os principais tipos de fio dental

Embora existam vários tipos disponíveis no mercado, os principais são os seguintes:

Monofilamentoso

Como o próprio nome sugere, só tem um filamento, sendo mais fino que a maioria. Tem uma chance mais baixa de se romper ou desfiar, e é indicado para pessoas com pouco espaço entre os dentes.

Multifilamentoso

Contém vários fios de nylon que, por se abrirem, conseguem alcançar uma área maior. No entanto, suas fibras são frágeis, apresentando maior chance de se desfiarem. Pessoas que apresentam espaçamento maior entre os dentes se adaptam melhor a esse tipo.

Super Floss

Vem acompanhado de utensílios que auxiliam a inserção em locais mais difíceis, assim, é bastante apropriado para usuários de aparelhos ortodônticos e pessoas com implantes dentários. Tem três partes: uma mais rígida, uma rede de fibras esponjosas (útil para a limpeza das faces interproximais) e o fio regular (para a limpeza da linha gengival).

Fio com haste

Vem com uma ferramenta de plástico para facilitar seu uso. Uma ponta curva fica presa a um pedaço de fio e em outra ponta existe um palito para retirar grandes pedaços de resto de alimento. Ajuda a alcançar, principalmente, os dentes do fundo.


O modo correto de usar o fio dental

É aconselhável usar o fio pelo menos uma vez ao dia e, de preferência, antes de dormir, pois é quando a menor produção de saliva faz com que as chances do desenvolvimento da cárie sejam maiores.

Corte um pedaço de fio de, aproximadamente, 40 centímetros. Cada extremidade deve ser enrolada entre os dedos indicador e polegar, deixando apenas um pedaço livre. O movimento é em formato de “U”, passando próximo à gengiva e também em todo o espaço entre os dentes.

Usar o fio dental é fundamental para manter a higiene e a saúde bucal. Agora que você já conhece os vários tipos de fio dental disponíveis no mercado fica mais fácil escolher o ideal. Lembre-se de também pedir orientação ao seu dentista, pois ele é o profissional mais indicado para auxiliar nesse sentido.

Manter o sorriso bonito é bom! Assim, que tal saber mais sobre clareamento dental?

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL