Tratamento para dentes pequenos: Saiba qual é o mais indicado?

Manter um sorriso saudável e bonito é muito importante para o funcionamento correto do corpo e para a autoestima. Afinal, ele faz parte da primeira impressão quando conhecemos alguém. No entanto, muitas pessoas estão insatisfeitas com a aparência dos dentes. Em muitos casos, um problema conhecido como dentes pequenos pode causar constrangimento nos pacientes, uma vez que muitos acabam sentindo vergonha de sorrir.

Esse fenômeno é chamado de sorriso gengival alto, que ocorre quando existe uma exposição exagerada das gengivas acima dos dentes. Assim, é preciso procurar um dentista, pois já existem maneiras de alterar esse quadro, caso seja um incômodo.

Neste post, vamos mostrar quais são os principais tratamentos para dentes pequenos. Confira!

Gengivoplastia

A gengivoplastia é uma cirurgia plástica que ocorre na gengiva e no osso em volta dos dentes. É utilizada para remodelar o tecido gengival em excesso com o objetivo de melhorar a aparência.

Apesar de ser usada na maior parte das vezes para fins estéticos, a cirurgia também pode ajudar a melhorar a saúde da pessoa. Isso porque os pacientes que apresentam esse problema apresentam uma incidência maior de gengivite.

Tratamento de facetas e lentes de contato

As lentes de contato — também conhecidas como facetas de porcelana — são capas que protegem os dentes naturais, o que proporciona um novo design ao sorriso. A diferença entre os dois processos está na espessura e tamanho das peças, além da necessidade de alterar o volume do dente menor ou maior.

Além de utilizar os mesmos materiais, é possível trabalhar todo o desenho do novo sorriso, no qual o dentista desenha no computador como será o formato dos dentes de porcelana junto com a pessoa.


Correção do sorriso gengival alto

O sorriso gengival alto ocorre quando existe uma exposição exagerada da gengiva acima dos dentes. Logo, ao falar ou sorrir, os dentes do paciente parecem pequenos. A gengivoplastia, quando feita por um dentista capacitado, pode resolver o problema, ao retirar o excesso de gengiva.

Nivelamento das bordas gengivais

Muitas vezes o paciente não apresenta um excesso de gengiva em todo o sorriso. Isso pode acontecer em determinados dentes e, com isso, o sorriso pode se tornar menos atrativo. Assim, a gengivoplastia pode nivelar as bordas, o que torna o sorriso mais harmônico.

Aparelhos

O tratamento para dentes pequenos utilizando aparelho dentário pode ser uma opção para aumentar os dentes pequenos. O diagnóstico é capaz de indicar a técnica como a forma mais inteligente e otimizada para corrigir o problema estético devido ao tamanho dos dentes.

Ao contrário do que muitos pensam, o tamanho dos dentes não influencia no tipo de aparelho escolhido no tratamento para dentes pequenos. Ao solucionar o problema, o paciente enxergará os dentes do tamanho correto ao sorrir.

Como vimos, os dentes pequenos podem causar desconforto em muitas pessoas. Por isso, é preciso marcar uma consulta com um dentista capacitado, que poderá indicar o melhor tratamento para o problema. Além disso, durante o tratamento, é essencial evitar alimentos duros e manter uma higiene adequada do local.

Gostou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Quer saber quais são os tratamentos disponibilizados pela nossa clínica? Clique no botão abaixo e agende a sua avaliação. Será um prazer respondê-lo!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL