Se tem uma coisa que pode afetar diretamente na autoestima de uma pessoa é o seu sorriso. Muitas vezes uma mancha, um espaço maior entre os dentes ou até mesmo um dente lascado pode se tornar incômodo. Uma alternativa para se melhorar a estética bucal do paciente são as facetas de porcelana. Você sabe o que são?

O que são facetas de porcelana?

As facetas são peças finas de porcelana usadas com a intenção de recriar a aparência natural dos dentes, oferecendo força e elasticidade semelhante ao esmalte natural do dente. Estas facetas de porcelana são moldadas seguindo a anatomia dentária do paciente. Por serem coladas ao esmalte natural, é considerado um procedimento odontológico irreversível.

Por que se usa as facetas de porcelana como tratamento dentário?

Além dos diversos benefícios estéticos oferecidos pelas facetas, este tratamento dentário é uma opção alternativa e menos invasiva que as coroas dentárias ou aparelhos ortodônticos.

Grande parte dos pacientes optam pelo tratamento através das facetas por ser uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes, além de melhorar a estética do sorriso e corrigir questões como descoloração, manchas, fraturas dentárias e lascas.

Qual a diferença entre as facetas de porcelana e as lentes de contato dental?

Quando nos referimos a procedimentos odontológicos, visando a estética bucal, muitos procedimentos nos vem a mente. Contudo, alguns tratamentos se mostram semelhantes uns aos outros. Este é o caso das facetas e das lentes de contato dental.

As facetas de porcelana são uma espécie de “capinha” para os dentes. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes com a intenção de melhorar a estética do sorriso. Geralmente, para se realizar este tratamento é necessário que o cirurgião-dentista desgaste os dentes para realizar algumas correções dentárias.

Já no caso das lentes de contato dentais, em alguns casos ,não é necessário que se faça desgastes, pois se trata de capas ultrafinas, fabricadas em cerâmica, além de serem minimamente invasivas.

Em quais casos as facetas de porcelana são indicadas?

Assim como qualquer outro procedimento odontológico, as facetas possuem indicações e contraindicações que devem ser analisadas pelo paciente, juntamente com seu cirurgião-dentista de confiança, antes de optar pela realização do tratamento. O procedimento é indicado nos seguintes casos:

  • Dentes tortos e desalinhados;
  • Manchas causadas por antibióticos;
  • Dentes escuros devido a tratamento de canal;
  • Desgastes por bruxismo;
  • Harmonização dentária.

Em que casos não se indicam o uso das facetas de porcelana?

A realização do tratamento com facetas é contraindicada em alguns casos, porém a consulta com um profissional é indispensável, pois é ele quem vai analisar o quadro clínico. Entre estas contraindicações estão:

  • Dentes intensamente desalinhados;
  • Estruturas dentárias pouco volumosas;
  • Desgastes intensos causados pelo bruxismo;
  • Pacientes com a intensão de substituir próteses dentárias.

Como são colocadas as facetas de porcelana?

As facetas são colocadas apenas nos dentes da frente, porém em alguns casos (que serão avaliados pelo cirurgião-dentista) podem ser colocadas nos pré-molares. Este passo a passo deve ser feito também nos dentes inferiores, quando necessário.

Em alguns casos os dentes que foram colocados as facetas de porcelana podem contrastar com os demais dentes da arcada dentária e com os inferiores. Neste caso, o ideal é que o procedimento seja realizado na região maxilar também.

Para sua colocação, o material é pré-fabricado em laboratório e enviado para o consultório odontológico. O procedimento para sua colocação envolve:

  • Anestesia local, dependendo da sensibilidade dentária do paciente;
  • Limpeza com a intenção de determinar corretamente o formato das facetas;
  • Remoção de uma pequena quantidade de esmalte dentário com o objetivo de fornecer espaço para a colocação do material;
  • Moldagem da faceta no dente;
  • Colagem a base de luz;
  • Remoção do excesso de material;
  • Polimento das margens.

Para finalizar o procedimento é necessário em média duas consultas. Muitos profissionais da área odontológica recomendam o acompanhamento direto com seus pacientes na intenção de verificar se o contorno sofrerá alterações, a adaptação do paciente e se o tratamento terá longa duração.

Qual é o material utilizado para a fabricação das facetas de porcelana?

Atualmente, utiliza-se na fabricação das facetas de porcelana é o dissilacato de lítio, por se tratar de um material mais resistente que as porcelanas tradicionais. É justamente por sua alta resistência que o dissilacato de lítio permite ser moldado em diversas espessuras.

Outra grande evolução quanto as facetas estão relacionadas aos produtos usadas na colagem das peças. O material usado para colar as facetas de porcelana nos dentes são extremamente eficientes, o que gera segurança aos pacientes e aos cirurgiões-dentistas.

Qual o tempo de duração das facetas de porcelana?

Por se tratar de um procedimento que gruda as peças de porcelana nos dentes, as facetas duram muitos anos. Contudo, com o passar dos anos, pode acontecer da gengiva do paciente subir, o que gera a necessidade de reparar o trabalho para manter a estética bucal.

Como em qualquer outro procedimento odontológico, a qualidade do profissional e do trabalho realizado possuem grande influência no resultado do tratamento. Caso não realizado por um cirurgião-dentista de qualidade, pode ocorrer falhas na cimentação, na adaptação do paciente e o surgimento de manchas.

Quais são as vantagens e as desvantagens das facetas de porcelana?

No item acima tocamos em um ponto delicado com relação as facetas e que pode ser levado em consideração como uma desvantagem. Porém, o procedimento possui muitas vantagens, tais como:

  • Melhora a estética bucal do paciente;
  • Promove a mudança na cor, posição e formato dos dentes;
  • Alta durabilidade;
  • Resistência ao contato de fluídos orais e álcool;
  • Manutenção do brilho dos dentes;
  • Evita o surgimento de placas e manchas.

E assim como todo procedimento, as facetas de porcelana também possuem desvantagens. Elas são:

  • Alto custo aquisitivo;
  • Não pode ser reparado após a fixação;
  • Remoção apenas em consultório, com o uso de aparelhos específicos;
  • Longo período de preparação;
  • Desgaste do dente para sua colocação.

Quais são os cuidados necessários com as facetas de porcelana?

Independente do tipo de procedimento adotado e do tratamento que foi realizado, a escovação fazendo o uso de escova, pasta de dente e fio dental é indispensável. A escovação regular, no mínimo 3 vezes ao dia e após as refeições, deve ser um hábito diário do paciente.

Os cuidados relacionados as facetas de porcelana dizem respeito ao uso de cremes dentais com flúor não abrasivos, limitar o uso de café e outros alimentos causadores de manchas, além da higiene bucal regular e satisfatória.

Lembrando que antes de optar pelo tratamento estético usando as facetas de porcelana, o paciente deve consultar um profissional de qualidade. É neste momento da consulta que as dúvidas sobre o tratamento e os procedimentos são tiradas, além de se certificar que as facetas são o melhor tratamento a ser adotado no seu caso.

Conheça o Centro de Cirurgia Oral

A mais de 12 anos, o CCO, localizado em Goiânia – Goiás, é uma clínica odontológica especializada em cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia e Reabilitação Oral.

Fundada como resultado da parceria entre o Dr. Henrique Taniguchi e o Dr. Luís Francisco Coradazzi, a clínica se diferencia dentro do mercado de cirurgias ortodônticas por ser referência em enxertos, reabilitações de implantes dentários e extração de sisos.