Os sintomas do dente do siso nascendo são: dor na região do dente do siso, gengiva inflamada e inchada com dor, vermelhidão, sensação de calor local, dificuldade na mastigação, febre entre outros. Quando ele nasce parcialmente, pode haver uma forte inflamação, que provoca irritação e inflamação da gengiva (gengivite), inchaço na região e muita dor.

Só de ler estes sintomas, parece que sentimos o quanto eles são dolorosos e incômodos não é mesmo? O também chamado de dente do “juízo”, é conhecido por incomodar e provocar medo em muitas pessoas.

Frequentemente, nos equivocamos em relação aos sintomas do dente do siso nascendo, buscando informações aleatoriamente sem procurar imediatamente quem realmente pode nos auxiliar: o dentista.

Pensando nisso, vamos explicar mais detalhadamente quais são estes sintomas e como devemos proceder com o siso nascendo.

Principais Sintomas

  • Dor na região do dente do siso: o dente do siso nascendo causa muita dor, pode ser por falta de espaço entre os dentes, e quando o dente tenta romper a gengiva esta sensação aumenta causando até inflamação e em casos mais graves infecção;
  • Gengiva Inflamada: chamada de pericoronarite causa dores muito fortes, podendo ocorrer inchaço no local;
  • Sensação de calor local: devido a inflamação da gengiva, transmitindo a sensação de extremo desconforto;
  • Dificuldade na mastigação: o dente do siso, (na verdade são 4 dentes) é o dente molar, responsável por triturar os alimentos mais resistentes, e com o dente do siso nascendo, devido ao inchaço e sensibilidade no local, fica muito difícil mastigar os alimentos principalmente os mais rígidos, como: carnes.
  • Dores de cabeça: ocorre devido aos nervos, articulações ou músculos, são os mesmos ligados a face, ocasionando tensões devido aos dentes, que foram empurrados pelo siso nascendo, prejudicando a mastigação e gerando inflamação que pode resultar em dores de cabeça;

Existem mais sintomas que podem ocorrer com o dente siso nascendo, continue lendo Siso Nascendo,  e descubra quais são eles.

Mitos e verdades sobre o dente do siso nascendo:

Muitas dúvidas surgem em relação ao nascimento dos dentes do siso, abaixo respondemos algumas delas:

O dente do siso sangra quando está nascendo.

Nem sempre o dente do siso sangra, isso pode ocorrer devido a infecção gengival, por exemplo.

Dente do siso atrapalha o alinhamento dos demais dentes.

Sim, a força da erupção dos dentes do siso, podem fazer com que os demais dentes ficam desalinhados ou que fiquem um em cima dos outros.

O siso pode atrapalhar a fala e respiração.

Mito, o siso pode causar desconforto se a gengiva estiver inchada devido a inflamação, mas a pessoa consegue falar e respirar normalmente.

Tem gente que não tem siso.

Alguns indivíduos não o possuem devido à falta de espaço na arcada dentária ou à posição horizontal do dente. Quando o dente do siso não nascer, ele pode ser reabsorvido pelos dentes vizinhos e provocar dores e possíveis degenerações.

Só podemos extrair um dente do siso de cada vez.

Mito, podem ser extraídos todos de uma única vez, dependendo sempre da avaliação de cada caso com o dentista, em algumas situações especificas os dentes podem ser retirados de 2 em 2. Para compreender melhor sobre esta questão acesse e adquira a informação completa.

Retirar os 4 dentes do siso de uma vez.

Não posso tomar analgésicos para dor do dente do siso.

Mito, os analgésicos podem aliviar as dores, quando outros métodos alternativos foram utilizados sem sucesso, por exemplo:

  • Bochechos com água quente salgada;
  • Bolsa de água quente na região da face;
  • Mastigar do lado oposto ao dente que está nascendo;
  • Ingerir alimentos mais fáceis de mastigação, menos duros;

Contudo, o melhor caminho sempre é procurar o tratamento necessário com seu dentista.

Leia mais em Siso aliviando a dor

Importância de acompanhamento do dentista em relação ao dente do siso nascendo:

Pode parecer redundante, falarmos a respeito do acompanhamento com o profissional especializado, quando nos referimos a saúde bucal e especificamente neste caso o dente siso nascendo. Porém é importante enfatizar sempre, visto que, em muitos casos podemos evitar que estes sintomas se agravem.

O período de nascimento dos dentes do siso são entre 15 e 21 anos de idade, se ainda não faz consultas de rotina com seu dentista, este é o momento, pois assim que surgirem os primeiros sintomas, você poderá encontrar o alivio e o tratamento necessário para o seu dente do siso.

Note que, muitos dos sintomas citados acima: dor, inflamação, infecção, dificuldade na mastigação, gengiva inchada, febre, dores de cabeça, causam desconforto, prejudicando a saúde e a qualidade de vida.

Portanto, não vale a pena sofrer em casa, procurando soluções paliativas, quando o dentista sabe exatamente, por meio da avaliação, o que será melhor em cada caso.

Extração

No caso de  extração, Extração tudo que você precisa saber, o procedimento será realizado com toda a segurança e qualidade necessária,  visto que , o dente do siso não interfere na funcionalidade dos outros dentes, pelo contrário pode na maioria das vezes, desalinhar o sorriso.

Pensando também em relação o alívio dos sintomas de forma definitiva, o mais importante é procurar o profissional o quanto antes, somente ele pode receitar os medicamentos e orientações corretas.

Por isso, não deixe de marcar sua avaliação, mantenha visitas regulares, cuide-se preventivamente antes do aparecimento de qualquer tipo de sintoma.