Como a cirurgia de bichectomia pode ajudar na autoestima?

A cirurgia de bichectomia é um procedimento no qual o profissional remove uma estrutura gordurosa da bochecha que torna a face mais arredondada — as Bolas de Bichat.

Esse tecido gorduroso é semelhante ao encontrado em outras partes do nosso corpo. No entanto, não é utilizado como fonte de energia para o emagrecimento. Em muitas pessoas, essa camada de gordura é maior do que em outras, o que pode alterar o formato do rosto, deixando-o mais redondo.

Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a bichectomia é muito segura e promove resultados rápidos e definitivos na aparência, como o afinamento do rosto.

Ela é indicada para quem está insatisfeito com o volume das bochechas ou para as pessoas que têm o hábito de morder essa parte do corpo internamente, o que gera aftas e sangramentos. Com o procedimento, a autoestima e a confiança em relação ao formato do rosto melhoram bastante.

Neste post, vamos falar sobre como a cirurgia de bichectomia e a autoestima estão interligadas. Confira!

Como é feita a cirurgia de bichectomia?

Antes de começar a cirurgia, o dentista precisa fazer uma avaliação clínica para verificar se há indicação e quais são as expectativas do paciente em relação ao tratamento.

Depois, é essencial que a pessoa faça os exames pré-cirúrgicos, como glicemia, hemograma completo e coagulograma para ver se ela está em boas condições de saúde.

A cirurgia é bem simples: um pequeno corte é feito na parte interna das bochechas, entre os maxilares superior e inferior, para a retirada do excesso de gordura no local. As Bolas de Bichat são retiradas em tamanho variável, de acordo com as necessidades de cada paciente.

O procedimento é feito com anestesia local, podendo ser acompanhado ou não de sedação. O tempo varia entre 20 e 40 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Os pontos utilizados são absorvíveis, ou seja, não é preciso retirá-los. Assim como o procedimento, a recuperação também costuma ser bem rápida. No primeiro dia após a cirurgia, o paciente deve limitar a dieta ao consumo de líquidos frios. No segundo dia, somente uma alimentação pastosa está liberada.

No começo do período pós-operatório, é comum o aparecimento de inchaços e pequenos roxos, mas ao longo dos dias esse problema diminui. Em no máximo uma semana, a pessoa pode retomar todas as suas atividades. Não é preciso se afastar do trabalho.

Os resultados da cirurgia aparecem após três semanas e a total recuperação ocorre, em média, no máximo em até seis meses.


Quais são os motivos pelo qual a bichectomia melhora a autoestima?

Agora que você já sabe o que é bichectomia e como funciona a cirurgia, veja, a seguir, quais os benefícios desse procedimento e como ele pode melhorar a sua autoestima.

Melhora a qualidade de vida

Não é apenas a estética que é alterada com o acúmulo de gordura das Bolas de Bichat. A mastigação também pode ficar bastante prejudicada nos casos em que a bochecha fica machucada pelas mordidas.

Apesar de ser uma cirurgia amplamente procurada para melhorar a aparência, a bichectomia também pode ser realizada por indicação terapêutica, prevenindo os ferimentos provocados pelas mordidas, quando o problema ocorre frequentemente.

Harmoniza o rosto

A bichectomia ajuda a corrigir assimetrias faciais e afina a face, principalmente na região das bochechas, realçando, assim, a linha da mandíbula e as maçãs do rosto. O excesso de tecido gorduroso nas bochechas pode esconder o formato da face e deixá-la com um aspecto mais grosseiro.

Assim, com o procedimento, é possível harmonizar o contorno facial e realçar os traços naturais, o que permite ao paciente conquistar uma expressão mais harmônica. O equilíbrio entre a parte superior e a inferior do rosto favorece a estética.

É importante lembrar que, após os anos, a face pode sofrer uma perda de gordura. Com isso, os pacientes que se submetem a essa cirurgia podem precisar de preenchimentos posteriores para recuperarem uma aparência mais jovem.

Afina a face

As pessoas que apresentam uma face redonda podem se incomodar com os seus traços. Quando elas emagrecem, permanecem com as Bolas de Bichat volumosas, e o excesso de gordura nas bochechas é um dos últimos a serem eliminados no processo de emagrecimento.

Logo, o procedimento é uma boa opção para quem quer afinar o rosto. Ademais, o sorriso também pode melhorar e ganhar destaque, já que os contornos da fisionomia são ressaltados sem aumentar a bochecha.

Reduz a flacidez e as “papadas”

Com o passar dos anos, a nossa pele pode perder elasticidade e acumular gordura, inclusive no rosto, o que resulta em bochechas flácidas e com um aspecto caído. Esse problema também acontece na região do pescoço. Assim, as “papadas” podem surgir.

Ao retirar as Bolas de Bichat, a flacidez é controlada, os contornos faciais ficam mais definidos e a região do pescoço ganha mais firmeza, o que contribui para uma aparência mais jovial.

Melhora a mastigação

Todas as pessoas têm as Bolas de Bichat. No entanto, em algumas delas essa parte se desenvolve exageradamente, o que deixa o rosto redondo e mais volumoso. Assim, a mastigação pode ficar prejudicada, pois diminui o espaço intraoral.

A cirurgia não provoca nenhum problema para a mastigação. Pelo contrário, gera uma melhora funcional.

Traz resultados rápidos

Um dos principais benefícios da bichectomia é a sua rapidez. Em relação a outras técnicas cirúrgicas, trata-se de um procedimento simples, também realizado no consultório odontológico.

Esse ambiente apresenta uma estrutura adequada para a realização da cirurgia, pois ali outras operações também são realizadas, como gengivoplastia, extração de siso e gengivectomia. Assim, normas de segurança são seguidas e os materiais são esterilizados a fim de proteger a saúde da pessoa.

Em aproximadamente 40 minutos, a remoção do excesso de gordura é feita, e no mesmo dia o paciente tem alta. Os resultados definitivos são notados em três semanas.

Como foi visto, a cirurgia de bichectomia ajuda a melhorar a autoestima dos pacientes. Por isso, se você deseja optar por esse procedimento, marque uma consulta com um dentista de confiança. Com isso, você poderá desfrutar de todos os benefícios da cirurgia, melhorando a sua autoestima.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro das novidades? Então assine a nossa newsletter e receba informações relevantes diretamente em sua caixa de entrada!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL