Quem pode fazer e como é feita a bichectomia?

A bichectomia é uma cirurgia simples, que consiste na retirada da Bola de Bichat, também conhecida como corpo adiposo. Este é um tecido gorduroso análogo ao encontrado em outras partes do corpo, no entanto, não é utilizado como fonte de energia para os casos de perda de peso. Ou seja, elas não diminuem após o emagrecimento.

Muitas pessoas têm procurado e se perguntado como é feita a bichectomia, isso porque a retirada de gordura da região da bochecha pode melhorar o contorno facial, deixando o paciente com uma estética melhor, já que deixa o rosto mais alongado e afilado.

Além da questão estética, a cirurgia também é indicada para quem apresenta algum trauma na mucosa da bochecha (pelo fato dela ser grande, o paciente acaba mordendo a região).

Neste post, vamos falar sobre como a bichectomia é feita e quais os benefícios desse procedimento. Quer ficar por dentro do assunto? Então confira!

Como é realizada a bichectomia?

O procedimento é simples e geralmente é realizado por dentistas ou cirurgiões plásticos. O método começa com anestesia local podendo ser acompanhada de sedação e, a seguir, um pequeno corte é feito na cavidade oral, facilitando a manipulação e identificação do compartimento de gordura. As Bolas de Bichat são retiradas em volume variável, conforme a necessidade de cada paciente.

A cirurgia é rápida e tem duração entre 20 e 40 minutos, por isso não necessita de internação hospitalar. Dessa forma, o paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento. Além disso, os pontos empregados no procedimento cirúrgico são absorvíveis, ou seja, não precisam ser retirados.

O pós-operatório costuma ser muito tranquilo e é bem parecido com a extração dos sisos, que consiste em inchaços e pequenos roxos nos primeiros dias. O restabelecimento é rápido, pode variar entre 5 e 7 dias, e não é preciso se afastar do trabalho, desde que o inchaço não seja um fator incômodo.

Os resultados aparecem após três semanas e a recuperação ocorre, aproximadamente, em até seis meses após o procedimento. O processo é definitivo, assim não há chances da pessoa voltar a ter a mesma bochecha após a extração.

Quais os benefícios da bichectomia?

Melhora a autoestima

É muito comum o paciente ter baixa autoestima e insegurança em relação à própria imagem, seja por causa das bochechas grandes, do rosto arredondado ou porque há alguma assimetria. Quando a pessoa está insatisfeita com a aparência, a bichectomia pode ser uma solução para ela voltar a admirar a própria imagem.

A cirurgia ajuda a alterar as características naturais da face, possibilitando modelar o rosto para que ele fique mais harmônico, jovem e delicado. Desse modo, o reflexo no espelho pode se tornar mais agradável, e, com isso, a pessoa se sente melhor, mais confiante e segura de si.


Deixa o rosto mais harmônico

As pessoas que apresentam um rosto redondo podem se incomodar com os seus traços. Assim, elas procuram pela bichectomia, pois o resultado esperado é um afinamento discreto do rosto, principalmente na região das bochechas, realçando a linha da mandíbula e as “maçãs do rosto”. Com isso, os traços da face ficam mais delicados e harmônicos.

É importante destacar que após os anos, o rosto sofre uma perda de gordura. Por isso, as pessoas que se submetem a essa cirurgia podem necessitar de preenchimentos posteriores, para recuperarem uma aparência mais jovem.

Traz resultados rápidos

Um dos grandes benefícios do tratamento são os resultados rápidos. Em relação a outras técnicas e cirurgias, trata-se de um método simples que também é realizado nos consultórios ondontológicos.

Esse ambiente tem muita estrutura para a realização dessa cirurgia, pois outras também são realizadas, como gengivoplastia, extrações de siso, gengivectomia, entre outras. Por isso, normas de segurança são seguidas e os materiais utilizados são esterilizados ou descartáveis, garantindo a proteção da saúde do paciente.

Em pouco tempo é feita a remoção da gordura da parte interna das bochechas e em três semanas os resultados aparecem.

Melhora a mastigação

Todas as pessoas têm as Bolas de Bichat, entretanto em algumas pessoas elas se desenvolvem de maneira exagerada, deixando o rosto muito volumoso e redondo. Com isso, a mastigação pode ser prejudicada, pois diminui o espaço intraoral.

A bichectomia não causa nenhum problema para a mastigação, pelo contrário, traz uma melhora funcional e acaba com as mordidas involuntárias na parte interna das bochechas, devido ao pouco espaço na boca.

Reduz a flacidez e “papadas”

Com o passar do tempo, a nossa pele perde a elasticidade e começa a acumular gordura até mesmo no rosto, e isso pode resultar em bochechas flácidas e caídas. Esse problema também acontece na região do pescoço e as “papadas” surgem.

Com a retirada das Bolas de Bichat a flacidez é controlada, os contornos e as maçãs do rosto voltam a ficar definidos e o pescoço também ganha mais firmeza. Como resultado, a aparência pode se tornar mais jovem.

Quais os riscos da bichectomia?

Existe um grande mito de que o procedimento é perigoso e cheio de riscos. Na verdade, a cirurgia não deve ser banalizada por tratar-se de uma cirurgia plástica como outra qualquer, tendo, assim, praticamente os mesmos riscos de qualquer outro procedimento cirúrgico. Os riscos estão relacionados a paralisa momentânea ou definitiva do rosto, sangramento e infecções, e lesões do ducto parotídeo e dos ramos bucais no nervo facial.

Esses acontecimentos podem diminuir a praticamente zero quando o procedimento cirúrgico é feito por um cirurgião plástico ou um dentista especializado, sendo utilizada uma técnica cirúrgica delicada.

Os ramos bucais que poderiam sofrer alguma alteração não são ramos únicos do nervo facial, e com isso, na ocorrência de algum imprevisto, a boca pode sofrer reinervação de outros ramos, voltando ao normal.

A bichectomia é um procedimento simples e que pode melhorar a mastigação e a aparência do rosto. Assim, não deixe de consultar um cirurgião plástico ou um dentista para que ele possa avaliar o seu caso.

Agora que você já sabe como é feita bichectomia, não deixe de assinar a nossa newsletter para que você receba o nosso conteúdo em primeira mão!

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL