Sofri um acidente e perdi um dente, o que devo fazer?

Perdi um dente, como proceder agora? Muitas pessoas sofrem com esse problema e se perguntam como devem agir nesses casos. A perda dentária é algo relativamente comum de acontecer, visto que diversos fatores podem contribuir para isso — extração, acidentes, periodontite, cárie, trauma, fraturas, entre outros.

A falta de um dente causa sobrecarga nos remanescentes, provocando dores articulares, mastigação ineficiente e comprometimento da estética. Por esse motivo, é muito importante saber como proceder nessa situação e conhecer as melhores opções de tratamento.

Neste post, vamos mostrar o que deve ser feito após a perda de um dente. Confira!

O que fazer após a perda de um dente?

Demorar muito para consultar um dentista após a perda de um dente pode ser bastante prejudicial para o paciente, já que acarreta consequências na estética, autoestima e saúde. Além disso, a ausência dentária leva a uma reabsorção fisiológica do osso de suporte.

Com essa perda óssea, a instalação de implantes é dificultada, visto que há uma diminuição da estrutura necessária para as próteses, além de defeitos na gengiva. O recomendado é que uma consulta com um profissional seja marcada o mais breve para que ele possa avaliar o caso.


Quais são as opções de tratamento?

Nos casos em que a extração e a perda dentária é inevitável, existem muitas opções para substituir o dente perdido. O dentista pode optar pela colocação de próteses fixas, móveis, instalação de implantes dentários etc. Confira a seguir quais são as opções de tratamento!

Implantes dentários

São colocados por meio de cirurgia e oferecem uma solução mais robusta e duradoura para a substituição do dente. O processo de implantação abrange três etapas que duram vários meses.

Apesar do tempo ser longo, muitas pessoas optam por esse tipo de tratamento, pois os implantes dentários são parecidos com os dentes naturais e duram muitos anos.

Prótese fixa

Existem diversos tipos de próteses fixas, que são peças usadas para preencher o espaço de um ou vários dentes. Ao contrário dos implantes dentários, que geralmente não exigem o desgaste dos outros dentes, as pontes são presas nas estruturas que ficam ao lado da região deixada pelo dente ausente.

Prótese removível

Se você perdeu muitos dentes, o dentista pode recomendar as famosas próteses dentárias que são removíveis e imitam a função e a aparência dos dentes. Você pode demorar um pouco para se acostumar a usá-la, mas após o tempo de ajuste sentirá naturalidade e conforto.

Se você se perguntava “perdi um dente, como devo agir”?, saiba que existem diversas opções de tratamento. Por isso, não se esqueça de marcar uma consulta com o seu dentista para que ele possa avaliar a gravidade do problema. Além disso, para evitar essa situação, escove os dentes e use fio dental após as refeições, pare de fumar e evite alimentos ricos em açúcar.

E aí, gostou deste conteúdo? Tem alguma dúvida ainda? Qual foi a sua atitude ao perder um dente? Deixe um comentário em nosso post e conte para gente!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL