Guia rápido de cuidados com os implantes dentários

Implantes dentários são bem resistentes, mas também precisam de cuidados. E se forem bem preservados, podem durar uma vida inteira.

Os implantes dentários são feitos de dois materiais muito resistentes:

  • o titânio dos pinos que substituem a raíz natural dos dentes perdidos
  • a porcelana das próteses dentárias.

Porém são rodeados pelos tecidos moles das gengivas, língua, bochecha e mucosa bucal. Por isso não são imunes a ação de infecções causadas pela placa bacteriana. Mesmo que não haja uma cárie, pode haver gengivite e o peri-implante, processo parecido com a periodontite nos dentes naturais que pode colocar em risco o sucesso do implante.

Outra ilusão é acreditar que o implante dentário também é imune a traumas, como rachaduras e fraturas expondo-os a duras provas de resistência. O que acontece muitas vezes é que o paciente fica menos sensível à carga que pode aplicar durante a mastigação e colocar mais força nessa tarefa.

Por isso então fizemos um guia rápido de cuidados com os implantes dentários para você seguir a risca e te-los por mais tempo, são eles:

Higiene Dental Diária

Como falamos acima, os implantes dentários também podem ser a base para a formação da placa bacteriana por isso precisam do trio escova, creme e fio dental sempre após as refeições. Existem opções excelentes no mercado, específicas para higienização de implantes dentários que você pode pedir informações com o seu dentista.

É fundamental que sejam feitas as visitas periódicas de manutenção e limpeza em consultório para que o dentista veja possíveis alterações e complete seu trabalho de higiene diário.

Pare de fumar ou reduza

O cigarro além de aquecer a boca, libera toxinas que atrapalham a cicatrização e higienização oral. Pode ser um vilão para uma boa recuperação logo após a cirurgia, bem como causar danos a longo prazo.


O que fazer logo após a colocação dos implantes dentários

  • Evite atividades físicas intensas na primeira semana após a cirurgia para evitar possíveis sangramentos,
  • Espere pelo menos duas horas após a cirurgia para comer e beber alguma coisa,
  • Evite comer alimentos duros e pesados no mesmo dia da cirurgia para preservar a área do implante.

No mais, sorria e mostre ao mundo que seu sorriso está completo novamente!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL