Se você está pensando que está a salvo do trio fio, escova e creme dental, só porque fez implante, cuidado! Falta de higiene bucal também faz cair implante dentário!
Mas aí, você pode estar se perguntando: mas o implante dentário não é feito de titânio com uma coroa de porcelana?
Sim, o implante dentário é super resistente, porém o osso da mandíbula ainda continua suscetível à ação da placa bacteriana que vira tártaro que por sua vez causa a gengivite e que se não for curada vira periodontite.
A história se repete sim com os implantes. Apenas mudam os nomes.
Quando a higiene bucal é negligenciada com os implantes, a placa bacteriana se instala e cresce da mesma forma sobre a superfície dos dentes naturais. Vai descendo para a raíz e causando a mucosite que seria equivalente ao estágio da gengivite no caso dos dentes naturais.
A mucosite é uma lesão reversível que se manifesta mais precisamente no tecido mole. Essa é uma hora boa ainda para uma intervenção do dentista com o tratamento de limpeza e combate a infecção.
Já a peri-implantite tem um processo semelhante ao da periodontite em dentes naturais: além de atacar o tecido mole, também causa perda do tecido ósseo. E, dependendo da forma como ocorre essa perda, a lesão poderá ser irreversível.
Peri-implantite nada mais é do que uma inflamação ao redor do implante. Se ela não for tratada logo pode causar perda de suporte ósseo e prejudicar a fixação do dente artificial.
Hora de procurar ajuda
Os principais sintomas dessa doença são gengiva avermelhada, inchaço, presença de edemas, formação de pus e sangramentos.