Confira 7 sinais clássicos de que o siso está nascendo!

O famoso siso, conhecido também como dente do juízo, tem esse apelido devido ao fato de nascer apenas na idade adulta, e não na infância, como todos os outros dentes. Ele faz parte do trio de molares, sendo esse o terceiro molar — ou seja, os sisos são os últimos dentes que temos na gengiva, localizados na região posterior da arcada dentária.

Os quatro dentes do siso, dois superiores e dois inferiores, começam a nascer em uma idade que costuma variar entre os 17 e os 21 anos. Podendo irromper (nascer) antes ou depois desse período, em alguns casos, essa é uma experiência de sintomas desagradáveis e dolorosos.

Isso ocorre porque, nessa idade, os outros dentes já estão acomodados na arcada, faltando espaço para o terceiro molar nascer — que, muitas vezes, encontra-se também em uma posição inadequada. Você quer saber quais os sintomas de um siso nascendo? Descubra, aqui, 7 sinais clássicos de que ele está prestes a irromper!

1. Inflamação

A inflamação é um dos sintomas mais frequentes, sendo visível por meio da vermelhidão e inchaço na gengiva, principalmente ao redor do siso que está nascendo. Apesar de ser um processo fisiológico, ou seja, esperado e não muito preocupante, esse sintoma pode trazer incômodos ao paciente, devido a região poder ficar um pouco dolorida, principalmente nos momentos de se alimentar e na higienização da boca.

Se a região da gengiva onde seu siso nascerá está demonstrando esse sinal, certamente ele está começando a irromper. O uso de anti-inflamatórios pode ajudar, mas, se esse sintoma está incomodando muito, talvez esteja na hora de consultar um dentista para que ele avalie corretamente seu caso e para que possa oferecer o melhor tratamento.

2. Dor no local

A dor também é um dos sintomas mais comuns, mesmo se a pessoa tiver um siso nascendo de maneira correta, completamente reto e com espaço adequado na arcada dentária. Entretanto, se o dente do siso estiver em uma posição errônea, como deitado ou na diagonal, o que dificulta o seu nascimento, infecções podem ocorrer na região.

A infecção que ocorre na gengiva é chamada de pericoronarite e provoca dores intensas e desconforto ao paciente. Em casos mais extremos, infecções nos ossos também podem acontecer, podendo ocasionar uma perda óssea e de tecidos de sustentação dos dentes.

Além disso, acompanhado da dor, pode ocorrer também inchaço no local, assim como na face e nos linfonodos do pescoço. Além disso, o mau hálito também pode estar presente, devido à atividade das bactérias que estão provocando a infecção dentro da cavidade oral.

Se a sua dor no siso está constante e os analgésicos não estão mais fazendo o efeito esperado, procure rapidamente um dentista para verificar se a melhor opção é extrair seu terceiro molar.

3. Dor de garganta

A dor na garganta ocorre se a infecção já atingiu níveis mais sérios, se instalando em tecidos mais profundos da face. Nesses casos, apenas o uso de analgésicos não é o ideal, pois você precisa de algo para curar a infecção.

Procurar um dentista para receitar antibióticos e verificar a evolução dos tecidos infeccionados é a decisão ideal nessas situações.

4. Febre

Devido à infecção quando o siso está prestes a irromper, muitos pacientes que estão nessa situação apresentam um estado febril. Isso é um problema, pois a febre provoca cansaço e indisposição no paciente, que pode ficar acamado e impossibilitado de cumprir suas responsabilidades e afazeres.

Dessa forma, antipiréticos podem ajudar a combater esse sintoma. Entretanto, a consulta ao odontologista é fundamental para acabar com a causa de todos os problemas, que é o terceiro molar infeccionado quando está nascendo. Além disso, ele prescreverá antibióticos para combater a infecção e fazer você voltar a se sentir bem.

5. Movimentação dos dentes

Quando o siso está posicionado de maneira errada, muitas vezes ele fica incluso, ou seja, retido no osso e sem conseguir romper a gengiva, o que pode ser causado também por falta de espaço para o seu nascimento.

Assim, esse dente pode começar a movimentar os outros, entortando-os e provocando empilhamento, podendo até destruir e reabsorver a raiz dos dentes vizinhos. Nesses casos, além do incômodo provocado pelo siso, a estética do paciente estará em risco, o que é mais um motivo para que intervenções sejam realizadas rapidamente.

Assim, a extração de siso é fundamental para que esses sintomas sejam cessados e, principalmente, para que eles não se agravem, o que comprometeria muito a qualidade de vida do paciente.

6. Dificuldades na mastigação e na deglutição

Se o dente está nascendo em posição lateral, o siso pode começar a ter atrito com a bochecha, ou seja, raspar na boca. Dessa forma, ferimentos e ulcerações podem aparecer e provocar muita dor no momento de mastigar os alimentos.

Além disso, a pessoa que está com o siso nascendo pode ter dificuldades na deglutição, devido à resistência em movimentar a mandíbula para abrir a boca, sendo muito difícil engolir esses alimentos.

Essa situação também é muito problemática, considerando que uma alimentação deficiente pode ocasionar fraquezas, desnutrição, perda de peso, anemias e até doenças mais sérias. Procurar um dentista para a retirada desse siso é, portanto, fundamental para acabar com o problema.

7. Dores de cabeça

Dores de cabeça são sintomas muito associados a problemas na dentição. Isso é devido a toda estrutura de músculos, nervos e articulações da cabeça ser a mesma que a da face, ocasionando tensões que podem ser sentidas em diversas regiões do crânio, mesmo quando a causa são os dentes.

Nesse caso, quando posicionados inadequadamente na arcada, os dentes que foram empurrados pelo siso podem prejudicar a mastigação, como já citado, e até a fala. Essas situações aumentam o trabalho muscular e podem gerar fadiga, que é um estado de inflamação que provoca dores que podem se estender para a cabeça.

Novamente, a melhor opção para pacientes que estão com esse sintoma é procurar um dentista para avaliar o caso, que pode contar com soluções como a extração de siso e o uso de aparelhos ortodônticos para o alinhamento dos dentes que foram desajustados.

O siso nascendo, portanto, pode apresentar muitos sinais e provocar diversos sintomas desagradáveis, que afetam de maneira considerável a qualidade de vida do paciente. Procurar um dentista é, portanto, a melhor escolha para saber como tratar esses sintomas e para que ele avalie qual a conduta a seguir quando o terceiro molar está nascendo.

Gostou do nosso artigo? Então, com certeza, você vai se interessar sobre os motivos de retirar o siso antes dos 20!

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL