Confira os sinais clássicos de que o siso está nascendo!

O famoso dente do siso, conhecido também como dente do juízo, tem esse apelido por nascer apenas na idade adulta (entre os 17 e os 21 anos) e não na infância, como todos os dentes de leite e entre essa fase e adolescência como os permanentes.

Os dois sisos superiores e dois inferiores são parte do trio de molares, sendo esse o terceiro molar — ou seja, os sisos são os últimos dentes que temos na arcada dentária, localizados na região posterior da arcada dentária.

Nesse artigo você descobrirá por que o siso pode doer, os sintomas e os oito sinais clássicos de que o dente do siso está nascendo!

Quando o dente do siso dói para nascer?

As sensações dolorosas de um dente do siso irrompendo ocorrem porque na adolescência os outros dentes já estão acomodados nas arcadas, faltando espaço para o terceiro molar nascer.

Além disso, muitas vezes, o terceiro molar encontra-se em uma posição inadequada, como por exemplo, impactado “deitado”, ou na diagonal. Estas posições dificultam o seu nascimento, levando a incômodos e à dor.

Quais são os sintomas de que o dente do siso está nascendo?

Existem alguns sinais clássicos que apontam que o dente do siso está prestes a irromper. Alguns deles são bastantes comuns e outros acontecem se a pessoa demorar para procurar um dentista ou tiver a imunidade baixa. Confira os sintomas:

1. dificuldade para mastigar e engolir;
  2. movimentação dos dentes;
  3. inflamação na gengiva;
  4. infecção no local;
  5. dores no local;
  6. dor de cabeça;

Quando os sinais do dente do siso irrompendo aparecem?

A seguir, confira quando e como cada um dos sintomas aparecem e o que causam no paciente!

Inflamação

Este é um dos sintomas mais frequentes e, embora seja um processo fisiológico e, assim, esperado, pode trazer incômodos como:

• vermelhidão na gengiva, perto dos outros dentes molares;
  • inchaço na gengiva, principalmente ao redor do siso que está nascendo;
  • dores, sobretudo ao se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.

Dor no local

A dor também é um sintoma muito comum, mesmo se o terceiro molar estiver nascendo da maneira correta. Ou seja, irromper completamente reto e com espaço adequado na arcada dentária.

Entretanto, se o dente do siso estiver em posição incorreta, como na horizontal inclinado para o lado, seu nascimento é dificultado. Com isso, podem ocorrer inflamações e infecções na região.

Infecção na gengiva

A infecção que ocorre na gengiva é chamada de pericoronarite e provoca dores intensas e desconforto ao paciente. Em casos mais extremos, infecções nos ossos também podem acontecer, podendo ocasionar uma perda óssea e de tecidos de sustentação dos dentes.

Além disso, acompanhado da dor, pode ocorrer também inchaço no local, assim como na face e nos linfonodos do pescoço. Além disso, o mau hálito também pode estar presente, devido à atividade das bactérias que estão provocando a infecção na cavidade oral.

Se a sua dor no siso está constante, procure rapidamente um dentista para verificar se a melhor opção é extrair seu terceiro molar.

Dor de garganta

A dor na garganta ocorre se a infecção já atingiu níveis mais sérios, se instalando em tecidos mais profundos da face. Nesses casos, apenas o uso de analgésicos não é o ideal, pois você precisa de medicamentos para curar a infecção.

Procurar um dentista para receitar antibióticos e verificar a evolução dos tecidos infeccionados é a decisão ideal nessas situações.

Febre leve e moderada

Devido à infecção quando o siso está prestes a irromper, muitos pacientes nessa situação apresentam um estado febril. Esse sintoma leva ao cansaço e à indisposição. Os antipiréticos (remédios para a febre) podem ajudar a combater esse sintoma.

Entretanto, nesse caso, a consulta ao odontologista é fundamental para acabar com a causa de todos os problemas, no terceiro molar infeccionado quando está nascendo. Além disso, ele prescreverá antibióticos para combater a infecção e fazer você voltar a se sentir bem.

Movimentação dos dentes

Quando o siso está posicionado de maneira errada, muitas vezes ele fica incluso, ou seja, retido no osso e sem conseguir romper a gengiva, o que pode ser causado também por falta de espaço para o seu nascimento.

Assim, esse dente pode começar a movimentar os outros, entortando-os e provocando empilhamento, podendo até destruir e reabsorver a raiz dos dentes vizinhos. Nesses casos, além do incômodo provocado pelo siso, a estética do paciente estará em risco, o que é mais um motivo para que intervenções sejam realizadas rapidamente.

Assim, a extração de siso é fundamental para que esses sintomas sejam cessados e, principalmente, para que eles não se agravem, o que comprometeria muito a qualidade de vida do paciente.

Dificuldade para mastigar e engolir

Se o dente está nascendo em posição lateral, o siso pode começar a ter atrito com a bochecha, ou seja, raspar na boca. Dessa forma, ferimentos e ulcerações podem aparecer e provocar muita dor no momento de mastigar os alimentos.

Além disso, a pessoa com o siso nascendo pode ter dificuldades na deglutição, devido à resistência em movimentar a mandíbula para abrir a boca, sendo muito difícil engolir esses alimentos.

Essa situação também é muito problemática, considerando que uma alimentação deficiente pode ocasionar fraquezas, desnutrição, perda de peso, anemias e até doenças mais sérias. Procurar um dentista para a retirada desse siso é, portanto, fundamental para acabar com o problema.

Dores de cabeça

Dores de cabeça são sintomas muito associados a problemas na dentição. O motivo é toda a estrutura de músculos, nervos e articulações da cabeça ser a mesma que a da face, ocasionando tensões que podem ser sentidas em diversas regiões do crânio, mesmo quando a causa são os dentes.

Nesse caso, quando posicionados inadequadamente na arcada, os dentes empurrados pelo siso podem prejudicar a mastigação, como já citado, e até a fala. Essas situações aumentam o trabalho muscular e podem gerar fadiga, um estado inflamatório causando dores que podem irradiar para a cabeça.

Novamente, a melhor opção para pacientes que estão com esse sintoma é procurar um dentista para avaliar o caso, que pode contar com soluções como a extração de siso e o uso de aparelhos ortodônticos para o alinhamento dos dentes que foram desajustados.

O siso nascendo, portanto, pode apresentar muitos sinais e provocar diversos sintomas desagradáveis, que afetam de maneira considerável a qualidade de vida do paciente.

Assim, procurar um dentista é a melhor escolha para saber como tratar esses sintomas e para que ele avalie qual a conduta a seguir quando o terceiro molar está nascendo.

O que pode acontecer se o dentista não for procurado?

Como vimos nos exemplos anteriores, se os primeiros sintomas do dente do siso nascendo aparecerem e a razão não forem investigados, os sinais mais complexos — dificuldade para deglutir os alimentos, dores e zumbido nos ouvidos, fortes dores de garganta e infecção — poderão surgir.

Este último sintoma costuma acompanhar febre e requer uma avaliação urgente com o dentista, pois a infecção pode atingir até mesmo órgãos internos, como o coração, por exemplo.

Quais as dicas para aliviar os sintomas do dente do siso nascendo?

Para amenizar os sintomas do dente do siso nascendo até sua erupção completa ou até a data da consulta ao dentista chegar, algumas medidas costumam ser úteis. Confira-as!

Para amenizar as dores

Os analgésicos (medicamentos para dor) de uso comum, como paracetamol e dipirona, podem ser receitados pelo seu dentista.

Para o relaxamento local

As compressas mornas ajudam a relaxar os músculos e os nervos da área. Já as compressas frias agem para diminuir sangramentos e auxiliam a desinflamar.

Para a desinflamação

Para dentes ou face inflamada (e sem sangramentos) existem algumas opções!

Salmoura

O bochecho com água morna e sal é uma excelente opção. Para isso, em uma xícara de água morna acrescente uma colher de chá de sal. Em seguida, faça bochechos por cerca de um minuto e, então, cuspa o líquido.

Anti-inflamatórios

O seu dentista poderá prescrever medicamentos anti-inflamatórios para conter a inflamação da região da erupção do siso, da gengiva e garganta. Nunca use esses medicamentos sem orientação do profissional da saúde.

Higiene bucal

O desconforto causado pelos sinais do dente do siso nascendo, é importante — inclusive para evitar complicações do siso — continuar com os bons hábitos de higiene oral.

Assim, escove os dentes, use o fio dental e o enxaguante bucal normalmente.

Alimentação

Se o local do nascimento do siso estiver inflamado e/ou infeccionado, coma alimentos líquidos e pastosos frios, que proporcionam alívio dos sintomas e evitam sangramentos.

Uma última informação é importante! Se você ou seu filho já passou dos 17 anos e ainda não há dentes do siso nascendo ou sinais de erupção recomenda-se fazer uma avaliação com um cirurgião-dentista.

E então, gostou do nosso artigo? Esperamos que as informações sejam úteis! Se os sinais e sintomas do dente do siso nascendo estão incomodando, agende uma consulta agora mesmo!