Pós-operatório de implante dentário: como é a recuperação?

O implante dentário é uma boa opção para quem perdeu um ou mais dentes e deseja obter um resultado natural. A cirurgia é recomendada quando os dentes naturais estão frágeis demais ou quando as raízes estão danificadas. Ela envolve diferentes etapas e cada uma delas é essencial para garantir um bom resultado. Além disso, no pós-operatório de implante dentário, é preciso ficar atento às recomendações do dentista.

Você pode ouvir esse conteúdo em áudio clicando no player abaixo.

Desconfortos são esperados após o procedimento e é fundamental ter alguém por perto para ajudar nas tarefas. Além disso, os três primeiros dias são essenciais para estabilizar o coágulo sanguíneo, e esse período é importante para um bom resultado pós-operatório. O repouso é muito importante para prevenir inchaços, infecções, dores e hemorragias.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a cirurgia e também sobre o pós-operatório de implante dentário. Confira!

Como é feita a cirurgia de implante dentário?

A primeira fase da cirurgia é o planejamento prévio. Nessa etapa, o dentista vai descobrir quais são os desejos e objetivos do paciente. A colocação do implante é feita após um estudo do tipo de osso da pessoa, por meio da tomografia computadorizada.

A partir dela, o modelo e o tamanho do implante são selecionados e brocas de mesmo tamanho são utilizadas para preparar a região que receberá o implante dentário. A colocação do implante leva, geralmente, de 10 a 20 minutos e o procedimento não é considerado complicado.

De modo geral, existem 3 fases no processo de colocação do implante. Confira, a seguir, as principais etapas:

Fase cirúrgica

Na fase cirúrgica, é utilizada anestesia local para que o paciente não sinta qualquer incômodo ou dor durante a cirurgia. O processo consiste em uma pequena incisão na gengiva, expondo, assim, o leito ósseo.

A seguir, o cirurgião utiliza pequenas brocas para perfurar o osso. O procedimento é feito de forma a expandir a cavidade para receber o implante do tamanho selecionado pelo dentista. O implante é, então, colocado na cavidade e, por fim, uma sutura é feita na região.

Fase de reabertura

A fase de reabertura ocorre de três semanas a seis meses após a fase cirúrgica. O principal objetivo é reabrir caminho para que os implantes possam receber as próteses dentárias.

Nessa fase, a cicatrização gengival é previsível e muito tranquila, o que é essencial para que ocorra sucesso estético na colocação das próteses.

Fase de colocação das próteses

Após a completa recuperação da gengiva, as próteses são produzidas e colocadas no implante dentário do paciente. Elas levam cerca de duas a três semanas para serem concluídas.

A funcionalidade e a estética das próteses deve ser o principal objetivo nesse momento para o sucesso de qualquer reabilitação oral.


Quais são os cuidados no pós-operatório de implante dentário?

Após a cirurgia, o paciente deve ficar atento às recomendações do cirurgião, pois os cuidados nos primeiros dias são fundamentais para o sucesso do tratamento. Veja, a seguir, os cuidados com os implantes dentários:

Use compressa de gelo

Após o término do procedimento, é importante colocar uma compressa de gelo sobre a bochecha no local operado por dez minutos, repetindo o processo a cada uma horas, por até dois dias. A temperatura baixa contrai os vasos, o que diminui o fluxo de fluidos, diminuindo o inchaço e a dor.

Mantenha a higiene bucal

Uma boa higiene bucal é fundamental para a boa cicatrização. Assim, mantenha a higienização escovando normalmente os dentes distantes do local da cirurgia e limpando a área operada com gaze embebida em soro fisiológico.

Tente remover os resíduos alimentares da gengiva, língua e dentes. Só utilize enxaguantes bucais se o dentista autorizar, pois o líquido pode ser agressivo.

Tenha cuidado com a alimentação

Nas primeiras 24 horas, é necessário dar preferência aos alimentos líquidos, pastosos, e, principalmente frios. Do segundo até o sétimo dia, a dieta deve ser diferenciada. Inicie com alimentos líquidos, siga para uma dieta pastosa e, à medida que a mastigação melhorar, inclua os alimentos mais consistentes.

É preciso evitar, ao máximo, mastigar no local operado. Além disso, tome cuidado com alimentos pequenos e muito duros, como grãos e sementes, pois eles podem ficar alojados no local do procedimento e causar inflamações.  

Tome os medicamentos corretamente

É fundamental seguir as recomendações do dentista e tomar os medicamentos corretamente. Por isso, tome-os nos horários indicados até o fim do tratamento. Essa etapa é muito importante para a boa recuperação e pode auxiliar no processo de cicatrização, evitando infecções e cessando a dor. Ademais, nunca se automedique e nem substitua os medicamentos.

Fique em repouso

O repouso é recomendado até o quarto dia após a cirurgia. Por isso, evite dirigir, praticar atividades físicas e se expor ao sol. O repouso absoluto é importante nas primeiras 48 horas e a recuperação completa acontece, em média, até 7 dias após o procedimento.

Não fume ou consuma bebidas alcoólicas

Beber e fumar são hábitos que devem ser suspensos após a cirurgia. Esses produtos apresentam substâncias tóxicas que penetram na mucosa da boca e interferem na recuperação. Além disso, eles podem provocar infecções, inflamações graves e até necrose dos tecidos.

A bebida pode interagir com o medicamento e causar efeitos colaterais, além de desidratar o organismo, o que diminui a resistência fisiológica.

É normal sentir dor após a cirurgia?

A dor é uma das principais preocupações do cirurgião dentista e do paciente. Ela é bastante comum e as dores mais fortes são esperadas nas primeiras horas após o procedimento.

Uma das maneiras de controlar a dor é utilizar analgésicos associados aos anti-inflamatórios. Os pacientes também podem colocar gelo no local operado, como dissemos acima.

Ao tomar a medicação corretamente, a dor pode diminuir bastante. No entanto, é preciso informar ao dentista caso as dores se tornem persistentes e insuportáveis, pois ele poderá rever a medicação.

Como foi visto, é preciso ter alguns cuidados no pós-operatório de implante dentário. O sucesso do tratamento depende de como você cuidará do local operado. Por isso, repouse nos primeiros dias, mantenha a higiene bucal e tenha cuidado com a alimentação. Em casos de dores fortes, marque uma consulta com o seu dentista.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então confira tudo o que você precisa saber sobre o implante dentário!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL