Dentadura fixa em implantes: saiba como é esse tipo de reabilitação

A dentadura fixa sobre implantes, também chamada de prótese protocolo sobre implantes, é uma possibilidade para quem sofre com a perda dentária completa e precisa passar por uma reabilitação oral. Esse processo consiste em uma série de tratamentos odontológicos cirúrgicos e protéticos que, quando realizados em conjunto, recuperam a saúde bucal estética e funcional do paciente.

Quer descobrir mais sobre o assunto? Neste artigo, separamos algumas das informações relevantes para você! Acompanhe!

Quais são os principais objetivos da reabilitação oral?

Quando uma pessoa perde todos os seus dentes, passar por um processo de reabilitação oral é fundamental para recuperar o sorriso, a autoestima, o poder de mastigação e a saúde bucal e geral.

Por isso, a instalação de uma dentadura fixa sobre implantes tem como objetivo principal restaurar a qualidade de vida do paciente. Aliás, esse tipo de reabilitação já é uma das áreas que mais cresce no ramo da odontologia.  

Qual é a sua importância?

A reabilitação oral por meio do implante traz de volta ao paciente a possibilidade de sorrir sem restrições, o que consequentemente melhora o seu convívio social e seus relacionamentos.

Além disso, a instalação de uma prótese protocolo, a qual é realizada utilizando técnicas modernas e eficazes para um procedimento de qualidade. Recupera por completo a mastigação do paciente e elimina o desconforto de utilizar uma dentadura móvel.


Que técnicas são utilizadas?

A reabilitação oral com prótese protocolo é a técnica mais recomendada para quem não possui nenhum dente. Antes de realizar esse procedimento, no entanto, é indicado que o paciente passe por tratamentos complementares. Como  extração de dentes infeccionados ou podres que ainda estejam presentes na arcada dentária. 

Por esse motivo, é muito importante que a reabilitação seja planejada com antecedência e por uma equipe odontológica multiprofissional. Além disso, para que você usufrua dos melhores resultados possíveis, é indispensável que o cirurgião-dentista seja especializado em implantodontia. Tenha experiência e seja reconhecido no mercado.

Dentadura fixa

No caso da dentadura fixa, uma prótese é elaborada conforme um molde exato da boca do paciente. Após a instalação de 4 a 8 implantes dentários nas arcadas superior e inferior, a dentadura é fixada, a qual só pode ser removida pelo dentista.

Isso garante a estabilidade necessária para o paciente para suas atividades da rotina, muito semelhante à sensação que ele tinha com os seus dentes naturais.

Quais são as novidades na área de implantes?

A cirurgia guiada é uma técnica menos invasiva e um dos maiores avanços na área da implantodontia. Nela, um planejamento através de tomografia e guias cirúrgicos são utilizado para orientar o cirurgião-dentista. O que faz com que as incisões realizadas na boca do paciente sejam menores.

Isso porque essa tecnologia fornece ao dentista uma visão completa da estrutura anatômica bucal. Assim, esse profissional consegue identificar exatamente quais são os pontos para fixação do implante e da prótese fixa.

A dentadura fixa, portanto, é uma ótima opção para reabilitação oral de um paciente. Se você está nessa situação, não deixe de procurar uma clínica odontológica de confiança para passar por um tratamento completo e de qualidade.

Gostou do nosso post? Então, temos certeza que você vai gostar de ler mais sobre implante dentário em idosos. Vamos lá?

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL