Quanto tempo dura a lente de contato dentária?

Os cuidados com a saúde bucal são essenciais para que todo o corpo se mantenha saudável, pois a boca é um local de entrada para diversas doenças. Além disso, um sorriso harmônico é importante, para que a saúde mental esteja em dia, e a lente de contato dentária é uma forma de obtê-lo.

Esse tipo de valorização da estética oral se tornou o preferido entre os famosos e caiu no gosto do público. A técnica é feita por meio da colocação de finas lâminas de porcelana na frente dos dentes, e que podem mudar seu tamanho, formato, comprimento ou cor.

Para que você esclareça suas dúvidas sobre a lente de contato dentária, não perca o nosso post de hoje. Boa leitura!

O que é a lente de contato dentária?

lente de contato dental é uma faceta odontológica de porcelana superfina, que é posicionada na superfície aparente do dente. Apesar do nome, não existe relação com a lente de contato para os olhos, exceto pelo fato de serem bem finas — cerca de 0,3 mm de espessura.

O material usado na confecção da lente é o dissilicato de lítio, mais resistente que as porcelanas tradicionais. Graças aos diversos níveis de translucidez desse material, a faceta pode ser moldada em variadas espessuras com grande sucesso estético. 

Quais são os seus benefícios?

A técnica é usada para recobrir os dentes da frente e pode ser aplicada a muitas situações, como:

  • dentes quebrados;
  • dentes desgastados;
  • dentes com espaços entre eles;
  • dentes irregulares ou desalinhados;
  • dentes descoloridos por causa de excesso de flúor, medicamentos ou tratamento de canal.

O procedimento proporciona uma aparência natural, porque a cor das lentes reproduz o branco dos dentes. Além disso, elas podem ser colocadas rapidamente e de modo bastante simples. O tecido da gengiva suporta bem a porcelana, o que garante o sucesso na colocação.


Quais os cuidados necessários para conservá-la?

A boa higiene bucal e as visitas periódicas ao dentista são essenciais, para manter as lentes em bom estado. As principais recomendações são evitar o hábito de roer as unhas e não usar os dentes da frente para morder alimentos sólidos.

Os pacientes que sofrem de bruxismo (ranger dos dentes) também podem usar as lentes. O ideal é que tratem essa condição com a utilização de um dispositivo de proteção dentária, como a placa de relaxamento, ou a aplicação de toxina botulínica para relaxar a musculatura facial ou, ainda, a fisioterapia orofacial e de pescoço.

Em relação à escovação, é preciso ter alguns cuidados, dentre os quais os mais importantes são a utilização de escovas macias e escovação suave e sem movimentos bruscos, sempre após as refeições.

Qual o tempo médio de duração da lente?

As lentes de contato dentárias duram, em média, de 8 a 10 anos. O tempo é bastante relativo, pois depende de alguns fatores que podem variar de paciente para paciente. Os maus hábitos podem diminuir a durabilidade do tratamento. Por isso, os cuidados com a higienização oral são imprescindíveis, mesmo que as lentes sejam feitas de material muito resistente.

Como você viu, a lente de contato dentária é uma boa opção para pacientes que desejam alinhar os dentes e harmonizar o sorriso. Se você ficou interessado na técnica, procure uma clínica dontológica especializada, para que possa saber mais sobre ela.

Quer saber mais sobre os procedimentos disponibilizados em nosso consultório? Então entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL