Facetas dentais: um guia completo sobre o assunto para o sorriso dos seus sonhos

Provavelmente você já ouviu falar sobre as facetas dentais, afinal elas são um tratamento que está se tornando cada vez mais popular e procurado. Isso porque, elas são capazes de transformar completamente o sorriso. 

Neste guia, vamos te mostrar como as facetas dentais funcionam, quais suas vantagens, além de responder outras dúvidas sobre o assunto. Fique com a gente! 

 

O que são facetas dentais? 

As facetas dentais são lâminas finas feitas de porcelana ou resina que cobrem a superfície frontal dos dentes, servindo como uma espécie de revestimento. Elas são uma opção de tratamento estético que está se tornando muito procurada, pois são uma opção eficaz e não invasiva para melhorar a cor, posição, forma e tamanho dos dentes. Ao optar pelas facetas, os pacientes podem transformar a aparência de seus dentes e obter o sorriso dos seus sonhos.  

 

Lentes e facetas dentais são a mesma coisa? 

Apesar de serem parecidas, lentes e facetas dentais são duas soluções diferentes para melhorar o visual dos seus dentes e alcançar o sorriso desejado. A diferença se dá na espessura da lâmina: enquanto lentes de contato dental são ultrafinas, as facetas dentais possuem uma espessura mais grossa.  

As lentes de contato dental são adequadas para mudanças sutis de cor, enquanto as facetas dentais são apropriadas para alterações mais notáveis de cor e forma. A escolha da melhor solução depende dos objetivos e do estado do seu sorriso. 

Sorriso lindo com facetas

Quando colocar facetas nos dentes? 

Diversas são as indicações para realizar o tratamento, mas todas têm em comum melhorar a estética dental. Sendo assim, seu uso é indicado em situações de: 

  • Danos aos dentes causados por desgaste; 
  • Manchas ou descoloração;
  • Trincas e fraturas; 
  • Diastema (espaço entre os dentes);
  • Dentes tortos, lascados ou pigmentados; 
  • Insatisfação com o tamanho dos dentes. 

Mesmo sem problemas tão aparentes na estética dos dentes, qualquer pessoa que esteja insatisfeita com seu sorriso ou queira simplesmente ter dentes mais harmônicos, pode considerar o tratamento com facetas dentais. 

Vantagens e desvantagens das facetas dentais 

As principais vantagens de optar por facetas dentais, incluem:

  • Transformação completa do sorriso, como cor e formato; 
  • Resultado extremamente natural – ninguém consegue identificar se são facetas ou não; 
  • Textura suave, permitindo um acabamento mais real;
  • Ótimo aspecto a longo prazo;
  • Resistentes ao tártaro e duradouras (podendo durar até 15 anos);
  • Melhora a qualidade de vida e autoestima, pois proporciona um sorriso muito mais bonito. 

Existem, também, algumas desvantagens das facetas, que você deve considerar.

  • Não podem ser reparadas após a fixação;  
  • Sua remoção só pode ser feita em consultório, com o uso de aparelhos específicos; 
  • O tratamento exige um longo tempo de preparação; 
  • É necessário desgastar os dentes para sua colocação. 

Todos os detalhes devem ser considerados cuidadosamente com o seu dentista, antes de decidir realizar o tratamento. 

Por que facetas desgastam os dentes? 

Provavelmente você já ouviu falar no desgaste necessário a se fazer nos dentes para colocar facetas dentais. Esse procedimento é realmente preciso e nós vamos explicar o motivo. 

As facetas dentais são lâminas ultrafinas e para que o resultado fique harmonioso e com aspecto regular, é necessário que os dentes, ao receberem as facetas, também sejam uma área uniforme, permitindo um resultado alinhado e nivelado.  

Esse desgaste é completamente seguro, se realizado por um profissional especializado e da maneira correta, e após a colocação das facetas, os dentes recuperam a sua resistência. 

 

Qual o preço das facetas dentais? 

Como vimos no início, existem mais de um tipo de faceta dental, de resina e porcelana. Ambas têm processos diferentes, além de valores variados. O valor do tratamento dependerá de diversos fatores como o material utilizado e o profissional que irá colocar. 

O dentista especializado poderá esclarecer essa dúvida com precisão baseado, especificamente, no seu caso. 

 

Quem tem faceta pode fazer clareamento? 

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem pensa em utilizar facetas dentais. O material utilizado nas facetas não adere ao clareamento, por ser um material artificial, no entanto, a própria faceta colocada no dente já modificará a cor, que será muito duradoura e resistente, não sendo necessário realizar claramente dental.  

 

Quais cuidados ter com as facetas dentais? 

Após a colocação das facetas, diversos cuidados são necessários para mantê-las saudáveis e com resultado duradouro. Entre os cuidados, podemos citar:  

  • Realizar a higiene bucal adequadamente, com escova de dentes de cerdas macias e uso de fio dental; 
  • Evitar produtos abrasivos, além do consumo excessivo de alimentos e bebidas com pigmentos; 
  • Evitar uso de tabaco, além do hábito de roer e morder objetos; 
  • Sempre consultar seu dentista para manutenção da sua saúde bucal. 

 

As facetas dentais são muito resistentes e duradouras, no entanto, o cuidado com a saúde bucal também influencia para que elas durem por muito tempo e mantenham seu sorriso bonito e saudável. 

 

Como saber se o tratamento é ideal para mim? 

Se você está sonhando com um sorriso renovado, as facetas dentais podem ser a solução perfeita para você. Elas podem transformar completamente o seu sorriso e proporcionarem a solução que você está procurando.  

Para saber mais se as facetas dentais são ideais para o seu caso, agende uma consulta com nossos especialistas em odontologia estética no Centro de Cirurgia Oral Estamos prontos para atender, você esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a decidir a melhor opção para o seu sorriso.  

DR. LUIS FRANCISCO CORADAZZI

CRO 7747 RT
Doutor e especialista em Implantodontia e Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. Luis Francisco Coradazzi atua como Cirurgião no Centro de Cirurgia Oral, referência em extração de sisos e implante dentário no estado de Goiás. Ele também é professor e se destaca como revisor da revista internacional JOMI.