Envelhecimento dos dentes – como prevenir e cuidar da saúde bucal à medida que o tempo passa

Dor de dente

O envelhecimento é um processo natural que afeta todos os tecidos do corpo, incluindo os dentes, podendo levar ao desgaste, manchas e até à perda dentária.  

No entanto, o envelhecimento não precisa, necessariamente, levar ao declínio da saúde oral. Existem tratamentos disponíveis para ajudar a manter os dentes saudáveis e fortes à medida que envelhecem. 

Nesse artigo, falaremos sobre como manter um sorriso saudável mesmo com o passar do tempo. Fique com a gente! 

Dentes envelhecem? 

À medida que envelhecemos, nossos dentes também mudam e enfrentam diversos problemas, como desgaste, descoloração, alterações na forma e na estrutura e até a sua perda. O envelhecimento normal dos dentes é influenciado por fatores genéticos, mas também pode ser resultado da saúde oral inadequada ao longo da vida, o que pode levar ao envelhecimento precoce. 

Como ocorre esse envelhecimento? 

Existem dois tipos de envelhecimento dos dentes: natural e precoce. Saiba o que é e a causa de cada um deles. 

Envelhecimento natural

As células presentes nos dentes, chamadas de odontoblastos, também envelhecem com o passar do tempo, afetando diretamente os dentes e suas cavidades, como o esmalte dentário, a dentina e a polpa interna. Com o passar do tempo, o teor de água no organismo também, diminui podendo levar à desidratação e menor produção de saliva, contribuindo para o desgaste do esmalte dentário e deixando os dentes mais propícios a lesões e cáries.  

Envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce dos dentes está mais ligado ao cuidado que eles recebem ao longo da vida. Por isso, é importante cuidar da saúde bucal desde o nascimento do primeiro dente, afinal, a higiene e a alimentação impactarão diretamente na saúde dental. 

No entanto, o envelhecimento precoce dos dentes está associado a diversas causas, como:  

  • Má higiene bucal;  
  • Bruxismo (ato de ranger e apertar os dentes);  
  • Problemas gastrointestinais, como refluxo e gastrite;  
  • Uso de determinados medicamentos;  
  • Alimentação indevida, como ingestão de muitos alimentos ácidos; 
  • Clareamento dental caseiro feito de forma inapropriada; 
  • Predisposição genética.
     

Sinais de envelhecimento dos dentes

Veja os principais sinais e sintomas de envelhecimento dos dentes: 

  • Sensibilidade elevada, principalmente ao ingerir alimentos muito quentes ou gelados; 
  • Gengiva retraída, o que pode deixar a raiz do dente visível; 
  • Extremidades dos dentes desgastadas; 
  • Dentes amarelados e com manchas; 
  • Dentes curtos; 
  • Movimentação dos dentes. 

Muitos desses sinais foram bastante comentados ao redor do mundo sobre o técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, que estreou a Copa do Mundo de 2022 de sorriso novo. 

O assunto voltou a se popularizar depois de muito ter sido comentado sobre Didier apresentar diversos sinais de envelhecimento nos dentes, o que foi apontado por muitos especialistas como envelhecimento dentário devido ao bruxismo. 

Sorriso com envelhecimentos dos dentes

Consequências do envelhecimento dos dentes

Quando os dentes envelhecem essa condição impacta diretamente na saúde como um todo. Pode causar desgaste e perda dentária e levar a problemas e dificuldades na mastigação, respiração, fala, bem-estar e autoestima.  

Prevenção


O envelhecimento dos dentes é um processo natural e inevitável, mas podemos tomar medidas para preveni-lo, adotando bons hábitos. Confira! 

Realize a higiene bucal corretamente 

Ter uma boa higiene bucal incluiu escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental. Essa higiene deve ser feita 30 minutos após as principais refeições e principalmente à noite, momento mais propício para a ação de bactérias. Também é indicado o uso de flúor e produtos especialmente formulados para pessoas mais com mais idade.

Consulte o dentista regularmente

É importante consultar o dentista a cada 6 meses, pois apenas um profissional consegue identificar problemas bucais precocemente, evitando que eles se agravem. O dentista irá tratar, inclusive, caso haja sinais de envelhecimento precoce dos dentes, além de realizar uma higiene mais profunda, que não conseguimos realizar em casa, evitando assim, cáries, placa bacteriana e outras doenças bucais.  

Beba água

A ingestão de água é fundamental para todo o nosso organismo e na saúde bucal não é diferente. Além de hidratar todo o corpo ela estimula a produção de saliva, que mantém a boca hidratada, incluindo dentes, gengivas, língua e toda a cavidade bucal, contribuindo para a preservação dentária.  

Bebendo água

Faça uma alimentação nutritiva

Tudo que ingerimos contribui para a boa nutrição do nosso corpo, inclusive da saúde bucal, por isso evite alimentos muito ácidos – que podem contribuir para a erosão do esmalte dentário -, açúcares e alimentos industrializados.  

Invista em alimentos nutritivos como, cereais, grãos, vegetais e proteínas, que irão contribuir para o fortalecimento dos dentes e a boa nutrição.  

Tratamentos para envelhecimento dos dentes 

Os tratamentos dentários ou procedimentos de reabilitação, como restaurações, próteses ou implantes podem recuperar dentes perdidos por conta do envelhecimento e desgaste, seja natural ou precoce. Placas miorrelaxantes para bruxismo também são uma solução para tratar o bruxismo e evitar o desgaste dos dentes. 

Além disso, tratamentos estéticos, como clareamento dental e facetas dentais podem transformar completamente a aparência dos dentes desgastados e envelhecidos. 

Se você está preocupado com o aspecto ou o funcionamento dos seus dentes à medida que envelhece, agende uma avaliação com a equipe do Centro de Cirurgia Oral. Nós podemos ajudar a mantê-lo sorrindo com satisfação por muitos anos! 

 

DR. LUIS FRANCISCO CORADAZZI

CRO 7747 RT
Doutor e especialista em Implantodontia e Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. Luis Francisco Coradazzi atua como Cirurgião no Centro de Cirurgia Oral, referência em extração de sisos e implante dentário no estado de Goiás. Ele também é professor e se destaca como revisor da revista internacional JOMI.