Cirurgia de implante dentário, conheça os mitos e verdades!

A cirurgia de implante dentário é uma solução muito útil para as pessoas que sofrem com a falta de um ou mais dentes. Esse procedimento recupera a autoestima do paciente, além da sua completa capacidade de mastigação.

No entanto, se você vai passar por essa cirurgia, certamente já deve ter ouvido diversos comentários de familiares ou amigos sobre esse procedimento. “Esse tratamento é impossível de pagar!” “Vai doer!” “A recuperação é horrível!” são apenas algumas delas. Mas, será que todos esses comentários correspondem à realidade?

Neste artigo, separamos os principais mitos e verdades sobre a instalação de implantes dentários. Confira quais são eles!

A cirurgia de implante dentário dói: mito

Durante a cirurgia, você não sentirá dor alguma, porque, antes de iniciá-la, o dentista aplicará uma anestesia local. Por isso, pode ficar tranquilo! O máximo que você sentirá serão algumas picadas de agulha.

Quanto ao pós-operatório, esse período é tranquilo, contudo, algum desconforto pode ser sentido. Para amenizar esses sintomas, basta utilizar os analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo seu dentista. Outro ponto importante para evitar complicações é permanecer em repouso pelo tempo recomendado.

É melhor que o implante seja instado logo após a perda dentária: verdade

Isso acontece porque, com o passar do tempo, o osso situado logo abaixo ao espaço vazio deixado pelo dente ausente começa a sofrer reabsorção. Esse processo pode prejudicar e até mesmo impedir que um implante seja instalado.

No entanto, existe solução para esse problema: caso você passe muito tempo sem algum dente e a reabsorção aconteça, é possível fazer um enxerto ósseo antes colocar o implante.

Um implante dentário pode ser rejeitado devido o material: mito

Um implante é realizado com pinos de titânio, material compatível com os tecidos biológicos e que são integrados ao osso sem dificuldades. Assim, casos de rejeição são raros e, quando acontecem, são devidos infecções, baixa quantidade de massa óssea ou problemas com a prótese.

É possível implantar todos os dentes: verdade

Fazer implantes unitários de todos os dentes é algo possível. Todavia, existem outras técnicas mais recomendadas. Um exemplo é a prótese fixa, em que apenas alguns pinos são instalados e servem como suporte para a prótese, a qual pode ser removida apenas pelo dentista.


Um implante aumenta a ocorrência de periodontite: mito

Antes de passar pela cirurgia de implante dentário, o dentista fará uma análise completa da sua saúde bucal. Além disso, após a cirurgia, todas as recomendações sobre cuidados e higienização serão passadas pelo profissional, os quais devem ser seguidos à risca pelo paciente.

Visitas periódicas ao consultório odontológico também devem ser realizadas para revisões e manutenção. Dessa forma, a sua boca estará sempre saudável e doenças como a periodontite, que é uma inflamação das gengivas, dificilmente vão se desenvolver.

O preço dos implantes dentários está cada vez mais acessível: verdade

Fazer um implante é um procedimento cada vez mais acessível para grande parte da população. Isso é porque, com o aumento da oferta de pinos de titânio e profissionais qualificados para realizar a cirurgia de implante dentário, esse tratamento está ficando cada vez mais barato.

No entanto, o preço final depende de alguns fatores, como a necessidade de fazer um enxerto ósseo, a quantidade de pinos implantados e o tipo de prótese utilizada.

Então, gostou de descobrir o que é verdade e o que é mentira quando o assunto é implante dentário? Se você ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco! Estamos prontos para atendê-lo!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL