Afinal, quanto custa um implante dentário?

Você já parou para pensar sobre quanto custa um implante dentário? Esse é um procedimento que além de devolver a estética do sorriso e a saúde bucal, também ajuda na capacidade de mastigação. 

Aliás, não conseguir mastigar os alimentos corretamente pode trazer complicações, como a dificuldade de digestão ou absorção de nutrientes. Como se sabe, a falta de dentes ainda pode causar problemas de autoestima ou prejudicar nos relacionamentos sociais.

Nesse sentido, quem preza pela saúde e por qualidade de vida, entende que o implante dentário representa um bom custo-benefício. Neste post vamos falar sobre os custos de um implante dentário e o funcionamento do tratamento. Quer se informar um pouco mais sobre o tema? Então, continue a leitura!

Como o implante dentário é feito e quando o tratamento é indicado?

O implante é um parafuso de titânio que é fixado na mandíbula ou maxila depois da realização de procedimento cirúrgico. Ele cumpre o papel de uma raiz dentária, já que por meio dele, a  prótese é fixada na boca do paciente e passa a cumprir as funções de um dente natural. 

Podem se submeter ao tratamento pacientes em idade adulta, que tenham perdido um ou mais dentes na boca. Inclusive, pessoas que perderam todos os dentes podem fazer um implante dentário. No entanto, para que o paciente possa receber os implantes, ele precisa estar com sua saúde bucal em dia.

A primeira etapa do tratamento é o planejamento, momento em que o dentista avalia a saúde bucal do paciente e pede os exames necessários para realizar o procedimento. A cirurgia para implantação dos pinos de titânio são feitas no consultório, sob anestesia local.

Normalmente, o paciente não sente dor e pode voltar ao trabalho alguns dias depois, mas é preciso seguir as orientações do dentista para evitar sangramentos e infecções.

Cabe observar que é normal aparecer um inchaço nos primeiros dias após o procedimento, mas o edema costuma desaparecer em poucos dias. Além disso, o dentista costuma prescrever medicamentos para ajudar na recuperação, ou  em casos em que o paciente sinta dores durante o pós-operatório.

Quais são os custos de um implante dentário?

Para saber exatamente quanto custa um implante dentário é necessário levar em conta todos os custos envolvidos. Afinal, fazer um implante não é somente ir ao dentista, fazer a cirurgia e pronto. Há outros procedimentos necessários antes e depois da cirurgia. Veja quais são os custos envolvidos.

Exames e radiografias

Para começar, antes de planejar a cirurgia, o dentista pede exames que comprovem uma boa estrutura óssea para receber os pinos de titânio. Então, o paciente precisa tirar radiografias, que podem variar de preço, dependendo da complexidade e do local onde serão realizadas. Dependendo da saúde do paciente, o dentista ainda pode solicitar exames de sangue.

Enxerto ósseo

Caso o paciente não tenha osso o suficiente, é necessário um enxerto ósseo. Esse procedimento vai aumentar os custos do implante, dependendo da fonte do material usado e da qualidade do material. 

Pino de titânio

Esse é o principal fator de influência no custo de um implante dentário. O pino de titânio é uma das peças mais caras do tratamento, pois ele é o responsável por manter o dente postiço fixo na boca do paciente. O valor do investimento para a compra do implante depende da qualidade do material, pois há diversas marcas disponíveis no mercado.

Prótese

A prótese é outro fator determinante no custo de um implante dentário. O valor de uma prótese também depende muito da qualidade do material, pois ela pode ser de resina ou porcelana e ainda da quantidade de próteses a serem confeccionadas. 

A qualidade dos serviços prestados pelo laboratório de prótese — responsável por confeccionar a peça — também influencia no valor final do tratamento. 


Cirurgia de implante

O dentista também cobra pelos seus serviços, pois para ser capaz de realizar uma cirurgia de implante, ele precisa passar por anos de faculdade e cursos de especialização. Então, o valor da cirurgia depende das qualificações do profissional e de sua experiência profissional.

A complexidade da cirurgia também conta pontos no valor final do tratamento, pois quanto mais complexo for o implante, mais complicada é a cirurgia.

Um paciente que depende de enxerto, por exemplo, precisa de uma cirurgia mais delicada, que exige mais conhecimento e habilidade do profissional. Então, nesse caso, o valor é diferenciado para quando o enxerto ósseo é necessário.

Medicamentos

Como dissemos em um dos tópicos acima, pode haver inchaço nos primeiros dias após o procedimento. Por isso, o dentista recomenda a medicação, tanto para o edema quanto para possíveis dores. Esses custos também influenciam no valor final do tratamento.

Então, qual é o valor de um implante dentário?

Vale lembrar que há diferentes tipos de implante, desde aqueles que podem ser colocados um ou mais dentes, até aqueles os quais são implantadas próteses totais. Além disso, quanto mais tecnologia for empregada em todas as etapas do planejamento do tratamento até sua execução, mais alto será o investimento.

E como já citamos, a qualidade dos materiais faz toda a diferença. Então, não adianta escolher o tratamento mais barato, pois se os materiais forem de procedência duvidosa, a durabilidade de seus implantes serão comprometidas. Ainda tem a questão dos materiais importados, que têm um custo mais alto do que os nacionais.

Em relação aos valores, é importante salientar não há um preço fixo. Um implante unitário pode custar, em média entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00. Naturalmente, como comentamos acima, o valor depende de diversos fatores que vão desde o profissional escolhido à quantidade de materiais e técnicas necessários em cada caso.

É sempre importante prezar pela capacidade profissional de quem vai fazer seu tratamento. Por isso, antes de escolher um consultório, procure por boas referências e instituições de confiança. 

Agora que você sabe quanto custa um implante dentário, está na hora de escolher os profissionais certos para cuidar de seu sorriso. O Centro de Cirurgia Oral conta com uma equipe altamente qualificada. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos tratamentos.

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL