Qual é a melhor escova de dente para cada pessoa?

,

Quando o assunto é higiene bucal, é impossível não pensar em qual é a melhor escova de dente para cada pessoa. E não é para menos, pois é ela a maior responsável pela limpeza dos dentes e não o creme dental em si, que apenas auxilia na limpeza dos dentes e de toda a cavidade oral. 

Dada a importância das escovas de dentes, fizemos um artigo completo sobre o tema. Confira! 

Pesquisa revela dados impressionantes sobre as escovas de dente  

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que muitas das escovas do mercado não correspondem às características desejáveis para realizar uma escovação eficiente. Essa pesquisa aumenta a curiosidade em saber como deve ser a escova de dentes ideal. Explicamos a seguir! 

Como é a escova de dente ideal? 

Cerdas macias. Essa é a premissa para saber qual é a melhor escova para você cuidar dos dentes! E quanto maior a maciez, melhor. É importante falar sobre isso porque algumas pessoas tendem a imaginar que o ato de “friccionar” cerdas duras nos dentes favorece a limpeza. 

É importante mencionar, ainda, que o tempo de validade da escova pode variar, a depender, sobretudo, da força aplicada ao escovar os dentes. Então, anote: o tempo médio de vida útil de uma escova de dentes é de três meses! 

No entanto, existe uma situação em que as cerdas duras podem ser utilizadas. Para desvendar todos esses mistérios, vamos esmiuçar quais são os tipos de cerdas para cada momento da escovação. 

Quais os diferentes tipos de cerdas de escovas de dentes?

 

Outro aspecto fundamental ao escolher a melhor escova de dente para a higiene bucal é prestar atenção às suas cerdas. Embora isso possa parecer um detalhe insignificante, acredite: saber distinguir entre diferentes tipos de cerdas pode fazer toda a diferença quando se trata de cuidar da saúde dos dentes. 

Cerdas macias e extra macias 

As escovas com cerdas macias ou extra macias são geralmente as mais recomendadas pelos dentistas. Por serem suaves, esse tipo de cerda consegue limpar os dentes e remover toda a placa bacteriana presente na superfície sem, no entanto, causar danos às gengivas. Dica: quanto mais sensível ou retraída for a sua gengiva ou se houver desgaste dos dentes, mais macia deve ser a cerda. 

Porém, é importante que as cerdas sejam bem arredondadas, pois assim a escova será capaz de alcançar todas as áreas da cavidade bucal com facilidade. Esse tipo de cerda é indicado tanto para crianças com dentição de leite quanto para adultos com dentição permanente. 

Cerdas duras e médias 

Como vimos, usar escovas com cerdas médias e duras são contraindicadas. O motivo é que, em conjunto, com uma escovação vigorosa elas podem ferir as gengivas e até mesmo danificar o esmalte dos dentes, o que pode causar vários problemas ao paciente, como infecções e doenças periodontais. 

Entretanto, apesar de não ser uma boa opção para a maioria dos pacientes com dentição permanente, esse tipo de escova pode ser indicado para a limpeza de próteses, dentaduras e outros dispositivos dentários, incluindo as placas de relaxamento para quem tem bruxismo. 

Escovas de dente especiais 

Além de terem cerdas macias, as escovas abaixo representam mais algum diferencial. Veja! 

Escovas com indicador de troca 

Essas escovas possuem cerdas macias e uma coloração diferente. Assim, quando é hora de trocá-la por uma nova, fica fácil perceber, pois sua coloração fica diferente. 

Escovas antibacterianas 

Essas escovas possuem um sistema que não só ajuda a remover a placa bacteriana dos dentes, mas também impede o crescimento de bactérias na escova por até 90 dias. 

Escovas polidoras 

Esse tipo de cerda auxilia na retenção do creme dental, permitindo uma limpeza mais eficiente das manchas nos dentes. 

Escovas com cerdas mais flexíveis 

Elas são mais flexíveis em ambos os lados da “cabeça” do que as outras escovas e, assim, têm um potencial de remoção de placas com uma eficiência de até 93%. 

Escovas interdentais 

São uma opção eficiente para eliminar sujidades entre os dentes, sobretudo para quem utiliza aparelho dental e sente dificuldades em sua utilização. 

Como escolher a escova ideal para mim? 

Por mais que o texto tenha mostrado que as cerdas macias sejam a melhor opção, o ideal é sempre perguntar a um dentista qual é a melhor escova de dente para cada pessoa. Isso porque, alguns pacientes têm dentes sensíveis, gengivas retraídas, usam próteses dentárias, têm bruxismo (ranger de dentes noturnos), entre outros fatores. 

Além disso, no consultório, o dentista instrui os pacientes sobre a forma ideal de fazer a higiene bucal com a escova e o creme ideais, além do tipo de fio mais adequado a depender do espaçamento dos dentes e do enxaguante bucal correto. 

Quer saber qual é a melhor escova de dente para cada você? Então agende uma consulta agora mesmo! 

 

 

Dr. Henrique Taniguchi, Cirurgião dentista do Centro de cirurgia oral referencia em extração de dente siso

 

Dr. Henrique Taniguchi

CRO 8865

Mestre e Especialista e professor em Implantodontia e Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, Dr. Henrique Taniguchi é certificado pela Associação Brasileira de Odontologia e atua como Cirurgião no Centro de Cirurgia Oral, referência em extração de sisos e implante dentário no estado de Goiás.