Protocolo sobre implante

Já ouviu falar em protocolo sobre implante? Conheça agora este procedimento.

Pessoas que usam dentaduras com certeza sentem ou já sentiram algum incômodo, difícil mantê-las no lugar, redução na salivação bem como dores e traumas na boca.

Esta é uma prática antiga na odontologia, e para substituí-la indicamos o protocolo sobre implante, técnica que visa instalar uma prótese fixa que substitui a prótese móvel — a dentadura.

Apesar de ser esteticamente mais bonito e natural, não são todas as pessoas que podem fazer este  procedimento.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre protocolo sobre implante leia este artigo até o final. Boa leitura! 

O que é protocolo sobre implante?

 

O protocolo sobre implantes, que também recebe o nome de protocolo fixo, é uma técnica definitiva importantíssima para recuperar a capacidade de mastigação do paciente tal como melhorar o sorriso. 

Esta prótese é fixada sobre implantes metálicos — ósseo integrado — que fazem a função de suporte para a aplicação do protocolo sobre implante, que são parafusados. 

Este tipo de prótese é a mais moderna que você encontrará no mercado. 

Quais são os benefícios em colocar o protocolo sobre implante? 

Além da estética e do conforto em utilizar uma prótese fixa, o protocolo sobre implante oferece outros benefícios para quem opta por fazer este procedimento. 

Confira abaixo outras vantagens em utilizar esta prótese:

·         Melhora a mastigação;

·         Melhora a fonética;

·         Não precisa ser retirada pelo paciente;

·         É retirada por completo para manutenção;

·         Autoestima elevada do paciente — sorriso onde a prótese é imperceptível;

·         Traz mais praticidade para quem a utiliza — inclusive na higienização.

Como você pode ver, são muitos os benefícios e com certeza o investimento valerá à pena.

Qual a diferença desta prótese para as outras?

Protocolo sobre implante é mais rápido

Existem algumas diferenças que entre o protocolo sobre implante e outras próteses.

Para isso, primeiro é importante saber que as próteses são divididas em três tipos: total, parcial e unitária, esta última é o tipo da prótese protocolo total sobre implante.

E isso é o que a diferencia das outras, o paciente terá outra vida se compararmos com a dentadura, por exemplo, que é o protocolo total.

Como funciona o processo e quanto tempo demora a cirurgia?

Para ter os dentes novos são necessárias duas etapas. O primeiro passo é a cirurgia e o segundo é o processo relacionado à parte protética.

Nesta primeira etapa, os implantes são instalados, isto é, os parafusos feitos de titânio são colocados no tecido ósseo.

Depois de instalados, há um tempo que deve ser respeitado para que haja integração óssea, ou seja, o osso deve se recuperar em volta da prótese aplicada.

Após a recuperação vem a segunda etapa do processo. Agora, neste próximo passo, são feitas as moldagens para que seja confeccionada a barra metálica fundida que vai posicionada entre os implantes e os dentes protéticos.

Por fim, o protocolo sobre implante é colocado na posição correta e parafusado sobre os pinos de titânio.

A primeira etapa, que é a cirurgia, demora em torno de 30 a 90 minutos. Para isso, alguns fatores devem ser considerados, pois, cada tratamento é único.

Ou seja, é necessário analisar se o paciente fará muitos implantes ou não, verificar a quantidade de tecido ósseo, pois às vezes é necessário fazer enxerto entre outros fatores que o profissional deve analisar.

Quando o paciente tem alta densidade óssea suficiente para dar uma boa estabilidade aos implantes é possível fazer o implante de carga imediata. No implante de carga imediata, o procedimento acontece de forma mais rápida, ou seja, em alguns dias após a cirurgia de implante, já é possível instalar a prótese.

Quais são os riscos do protocolo sobre implante?

Dificilmente este procedimento terá contraindicações, entretanto, pessoas com doenças cardíacas, diabetes, anemia, entre outras que coloquem a vida do paciente em risco, devem tomar cuidado redobrado.

O ideal é que a pessoa que tenha qualquer uma dessas doenças citadas acima comunique o profissional que realizará o implante para que ele e sua equipe estejam preparados para qualquer eventualidade.

Quais são os resultados e os cuidados necessários?

Protocolo sobre implante deixa o sorriso natural

Se o protocolo de cuidados tanto pré quanto pós-operatório for seguido corretamente, os resultados são ótimos e será possível passar com o sorrisão em dia sem receios. Esqueça aquele perrengue com as dentaduras.

No quesito fator de risco, é necessário fazer exames clínicos que auxiliam na avaliação correta. Indispensável para ter um procedimento de sucesso.

Quais são os cuidados necessários para a manutenção do protocolo sobre implante?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para preservar o processo que foi realizado. Veja abaixo alguns deles:

Consultas periódicas

Elas são indispensáveis para a manutenção. Inicialmente a visita ao dentista deve ser a cada seis meses, depois passa a ser anual.

Essas visitas são feitas para limpezas regulares, além de verificar a placa bacteriana e também se há ou não processos inflamatórios. Este último é feito através de sondagens.

Outro fator que é avaliado no momento da consulta é a estrutura do protocolo, de forma geral. Analisar os parafusos e também o desgaste dos dentes.

Cuidados diários

O paciente tem que ter em mente que depois de colocar o protocolo ele dever ter muitos cuidados para além da visita periódica ao consultório.

Por isso, é importante que ele saiba técnicas de escovação para controle da placa bacteriana.

Para isso, ele usará vários tipos de escovas dentais — manuais, interdentais e também as motorizadas. Lembrando que o dentista indicará a mais correta para o paciente.

Além de ter uma saúde bucal melhor e em dia, a higienização adequada proporciona maior durabilidade dos implantes e do protocolo sobre implante.

O protocolo sobre implante dentário é um tratamento que requer profissionais capacitados para a realização dele. Por isso, sempre procure cirurgiões dentistas de confiança para evitar qualquer contratempo durante o processo.

E aí, gostou de saber mais sobre este  implante e seus benefícios? Aproveite veja outros artigos como este em nosso blog!

Dr. Henrique Taniguchi | CRO 8865

O Dr. Henrique Taniguchi é um dos sócios-proprietários do Centro de Cirurgia Oral e possui 15 de anos de experiência na área da saúde.

É especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela USP, uma das mais renomados do país, além de Mestre e Especialista em Implantodontia pela Faculdade de Medicina e Odontologia de São Leopoldo Mandic (SLM/SP) e profissional certificado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO – GO) pelo curso de Imersão e Reconstrução Peri-Implantar.