O clareamento dental, sem dúvidas, é uma ótima alternativa para quem deseja melhorar a estética bucal. As manchas nos dentes, causadas principalmente pelo consumo de bebidas de alta fixação de cor, como café e vinho, e por hábitos de fumo, são um verdadeiro infortúnio para muitas pessoas. Além de influenciar diretamente na auto-estima e no relacionamento inter-pessoal desses indivíduos.
Mas você sabe o que é clareamento dental?
O que é Clareamento Dental?
Clareamento dental é uma técnica odontológica que visa realizar uma limpeza profunda no esmalte dental (camada externa e protetora dos dentes), removendo pigmentos escuros que ficam impregnados com o passar dos anos.
Para resolver ou melhorar o problema dos dentes escurecidos, o cirurgião-dentista faz uso de um gel clareador. Esse gel tem a propriedade de penetrar nos poros dos dentes, combatendo esses pigmentos que ficam retidos ou impregnados.
Em quais casos é indicado o Clareamento Dental?
O clareamento dental é indicado para pacientes acima de 16 anos, quando a raiz dos dentes já está totalmente formada, e que estejam incomodados com a coloração dos seus dentes. Porém é necessário a avaliação de um dentista para determinar se é possível realizar o procedimento.
As pessoas que fizeram tratamento ortodôntico podem se beneficiar do tratamento, já que é muito comum o acúmulo de sujeira em que usou aparelho por muito tempo.
Em quais casos é contraindicado o Clareamento Dental?
Em alguns casos, o procedimento de clareamento dental não é indicado. As principais contraindicações são para as pessoas:
- Com alta sensibilidade dentária;
- gravidez e lactantes;
- menores de 15 anos;
- que possuem doença periodontal;
- alérgicas ao produto;
- com raízes expostas.
Pessoas que fizeram muitas restaurações dentárias podem fazer o clareamento dental, mas o processo será mais lento. Isso ocorre porque a resina não responde a substância clareadora. Neste caso, o ideal é fazer o clareamento e, depois trocar a restauração dando à resina a colocação próxima à dos dentes clareados.
Como é feito o procedimento de clareamento dental?
O primeiro passo é passar pela avaliação de um dentista. Ele fará uma avaliação dos seus dentes e identificará o nível de amarelamento e a quantidade de manchas. Também será avaliado se no seu caso é possível fazer clareamento — e se você não faz parte do grupo de pessoas com contraindicações ao procedimento.
Aproveite a consulta para tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento!
Exames necessários para fazer clareamento dental
Durante a avaliação o dentista definirá se é possível realizar o procedimento e qual o melhor tipo de clareamento de acordo com a sua necessidade. Após essa etapa, será solicitado exames radiográficos e clínicos. Esses exames precisam ser feitos para verificar como está a saúde bucal do paciente antes da aplicação do agente clareador. Os exames mostram qual deve ser a concentração do peróxido e tempo máximo que ele deve permanecer na boca.
O procedimento de clareamento dental
Existem algumas formas de se realizar o clareamento dental, que será definido pelo dentista de acordo com a sua necessidade. As mais comuns são:
- Clareamento em casa com moldeira;
- No consultório, a laser;
- Em casa e no consultório.
Lembrando que o tratamento de clareamento dental é progressivo, ou seja, necessita de algumas sessões para se chegar ao resultado desejado. E como ocorre cada procedimento listado? Confira a seguir.
Clareamento dental com moldeira, em casa
No clareamento feito em casa, o paciente coloca o gel preparado pelo dentista (de peróxido de carbamida ou de hidrogênio) na concentração personalizada para ele em moldes flexíveis e incolores (para uma melhor aparência). A seguir, a moldeira é encaixada nas arcadas dentárias — superior e inferior.
O tempo máximo para ficar com a moldeira é de 6 horas. É essencial que o tempo máximo seja respeito pelo paciente. Mas esse tempo pode ser ajustado pelo médico dentista na consulta seguinte.
Clareamento dental a laser no consultório
Nesse tipo de clareamento dental, é comumente atribuído a ele o termo “a laser”, mas na verdade o procedimento é feito com uma luz LED. Deve ser realizado em um consultório e com um profissional especialista na técnica. Antes de começar, o cirurgião-dentista especialista em clareamento “a laser”, coloca uma capa no paciente e em seguida aplica o gel nos dentes. A Luz LED é então ligada para ativar o gel clareador. Com isso, o gel penetrará melhor nos dentes. Geralmente, esse procedimento é feito em três sessões.
Em casa e no consultório
Nesse tratamento misto, a primeira sessão é realizada no consultório do cirurgião-dentista. Nas semanas seguintes o paciente pode dar prosseguimento no clareamento dental em casa.
Cuidados durante e após o procedimento de clareamento dental
O paciente que deseja optar pelo clareamento dental para ter os dentes mais brancos, deve ter uma série de cuidados durante e após o processo de clareamento dental. Dessa forma, o clareamento pode durar muito mais tempo e que os dentes fiquem manchados novamente. E quais são esses cuidados?
Durante o período de tratamento, o paciente, nos casos de clareamento feito no consultório, deve seguir a risca todas as recomendações do cirurgião-dentista. Isso inclui não ingerir alimentos ácidos e que mancham os dentes.
Já no tratamento feito em casa, para que se obtenha o resultado desejado, é preciso ter disciplina e utilizar o molde clareador todos os dias.
Após o clareamento
Concluído o tratamento, alguns cuidados são extremamente necessários para prolongar o efeito do clareador e evitar que os dentes voltem a ficar manchados. Alimentos ácidos e com cores de alta pigmentação são, muitas vezes, os grandes causadores do escurecimento dos dentes. Ou seja, devem ser evitados ou consumidos com moderação para não anular o efeito do clareamento dental.
Maus hábitos de saúde também podem desfazer o clareamento, como fumar, por exemplo. Utilizar batons escuros e produtos bucais com pigmentação também devem ser evitados após o clareamento dental.
Para finalizar, o clareamento tem uma vida útil variável, dependendo dos cuidados do paciente. Mas, em média, dura de 2 anos a 3 anos.
Visitar o seu dentista regularmente também é fundamental para que o seu sorriso permaneça mais bonito por muito mais tempo.
Conheça o Centro de Cirurgia Oral
A mais de 12 anos, o CCO, localizado em Goiânia – Goiás, é uma clínica odontológica especializada em cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia e Reabilitação Oral.
Fundada como resultado da parceria entre o Dr. Henrique Taniguchi e o Dr. Luís Francisco Coradazzi, a clínica se diferencia dentro do mercado de cirurgias ortodônticas. É referência em enxertos, reabilitações de implantes dentários e extração de sisos.
Ainda tem dúvidas sobre clareamento dental? Confira nosso Guia completo e definitivo sobre clareamento dental!