Siso: não acredite no que dizem sobre ele

Quem sabe do seu siso é somente você que o tem e o seu dentista que se formou em muitos anos de estudo para te ajudar!

Veja os principais mitos que escutamos por aí sobre a extração do dente do juízo:

O siso não deve ser tirado na adolescência

Normalmente, a melhor idade é por volta dos 17 anos, quando os dentes estão em uma posição mais favorável para remoção.

Deve-se deixar as raízes dos sisos

Não é normal deixar as raízes dos dentes. Caso sejam deixadas, dependendo do tamanho e se a região não tiver nenhuma infecção, o paciente deve realizar um acompanhamento, pois, provavelmente, estas raízes não sairão espontaneamente.

Se a cirurgia for bem feita, não inchará

Tudo vai depender de como estava a posição do dente e como foi realizado o procedimento cirúrgico. Nem sempre dentes que estão inclusos (que não tinham nascido) irão ter um pós-operatório com edema (inchaço). Entretanto, se o profissional teve que remover osso (osteotomia) e de alguma forma traumatizou o tecido mole, provavelmente o paciente terá um pós-operatório mais desconfortável. Por isso, é importante seguir um repouso mais rigoroso nas primeiras 48 horas.

É normal após a extração, não conseguir abrir a boca totalmente

Depende: quando a cirurgia é mais invasiva, o paciente pode ter um trismo, ou seja, uma contratura dolorosa da musculatura da mandíbula, que normalmente volta ao normal após uma semana da cirurgia. Tomar anti-inflamatório, fazer bochecho com água morna e sal e compressa morna externa podem ajudar a aliviar a dor.

A cirurgia é muito demorada?

Depende: a realização da cirurgia de exodontia dos 4 sisos inclusos demora, em média, 1 hora. O Dr. Henrique Taniguchi, cirurgião dentista do CCO, já retirou 4 dentes siso de uma única paciente em apenas 6 minutos! Tá gravado em vídeo, quer ver?