Qual a diferença entre pivô, coroa e jaqueta?

Você sabia que o CCO também faz restauração dentária?

Entenda agora a diferença entre essas três técnicas que podem ser adotadas de acordo com o comprometimento da dentição.

  • Coroa: termo utilizado para identificar a parte do dente que fica exposta na boca, uma espécie de prótese. Feita de cerâmica ou resina, parace muito com dente natural, e tem sua estrutura interna preenchida com zircônia ou metal. A coroa também pode ser aplicada parcialmente em dentes que não estão totalmente danificados.
  • Pivô: prótese utilizada quando a raiz do dente ainda pode ser preservada. Após o tratamento de canal, um pino é inserido no interior da raiz para sustentar o substituto do dente.  A parte superior do dente natural, que foi danificada, é removida e substituída por uma coroa artificial. Caso a raiz não esteja em boa condição, o dente é completamente extraído e substituído. Essa técnica é chamada de implante dentário, onde a prótese é instalada em um pino de titânio.
  • Jaqueta:  é o mesmo que o da coroa só que com nome diferente. Essa nomenclatura foi criada para que houvesse diferenciação entre coroa total e coroa parcial. Nesse caso, a jaqueta envolve o dente por completo.

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747