BLOG

Limpeza com dentista: como ele faz?

A limpeza feita pelo dentista é preventiva e alcança lugares que a escova não consegue, por isso, mesmo que você esteja com a higiene bucal em dia é bom fazer uma limpeza profissional a cada seis meses ou um ano.

Na limpeza dental feita em consultório, o profissional higieniza individualmente cada dente e a parte mais interna e profunda da gengiva, o que a torna mais completa, detalhada e refinada.

Nesse momento, o dentista procura suspeitas de cáries ou avanço de gengivite e periodontite.

Passo a passo da limpeza feita pelo dentista:

Tartarectomia – o profissional usa um ultrassom ou instrumentos curetais para fazer a raspagem e remoção destes tártaros.

Jateamento – quando necessária, é feito logo após a tartarectomia. Usando um  jato com bicarbonato de sódio, vai removendo a placa bacteriana e os resíduos da retirada do tártaro, além de polir e proteger o dente.

Escovação completa – caso o profissional ainda ache necessário, uma escovação completa será feita com uma escova profissional e pasta dental também encontrada apenas em consultórios odontológicos e uso de fio dental.

Flúor – a aplicação de flúor mantem o frescor da boca e devolve os minerais, além de fortificar os dentes.

Este é o procedimento padrão, porém em alguns casos ele pode se diferenciar em 3 formas:

Desbridamento de boca cheia

É limpeza mais extensiva e complexa, geralmente indicada ao paciente que não faz limpeza dental a mais de 1 ano, ou que apresente tártaro e placas em um estágio mais avançado.

O diferencial ao procedimento comum é o acréscimo de uma irrigação antimicrobiana, aplicado embaixo da gengiva, afim de potencializar os efeitos da limpeza extensiva.

Aplainamento de raiz e dimensionamento da profundidade

Trata-se de um tratamento que pode precisar de algumas sessões e é indicado a quem já apresenta periodontite.

Remove o tártaro e a placa bacteriana acima e abaixo da linha da gengiva, promovendo também a aplicação de antibióticos locais e irrigações antimicrobianas.

O aplainamento da raiz, suaviza a superfície das raízes dos dentes, eliminando a rugosidade e ajudando em uma cicatrização mais rápida.

Limpeza Periodontal

Não é realizado em toda a boca, como no primeiro caso, mas somente nas regiões que ainda não apresentaram a melhora esperada.

Tanto esse tratamento quanto o anterior são realizados sob o efeito de anestesias locais, para eliminar a dor e garantir o conforto do paciente.

Cuidados pós limpeza

Para um bom resultado da ação do flúor recomenda-se aguardar de uma a duas horas para se alimentar ou beber novamente.

E sempre continuar a fazer a higiene bucal diária com o trio escova, pasta e fio dental, pois essa limpeza profissional não substitui a caseira, elas se complementam!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL

Translate »