Lente de Contato Dental: todo mundo pode usar?

Quase todo mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) a busca pela lente de contato bucal registrou um aumento de 300% entre 2014 e 2015.

Antes de optar pela lente de contato dental é preciso fazer uma avaliação prévia com um especialista para checar as condições da saúde bucal e quais hábitos do paciente pode prejudicar a durabilidade das lentes.

Veja em quais casos a lente de contato dental pode ser contraindicada:

BRUXISMO

Pacientes com bruxismo precisam controlar a síndrome antes da instalação das lentes. Afinal, a porcelana não impede a fratura da raiz do dente que pode ocorrer depois de muito apertar e ranger. Se isso acontecer, a lente de contato dental deverá ser substituída por um implante e uma prótese de porcelana na mesma cor do sorriso, a fim de preservar sua naturalidade.

MAUS HÁBITOS

O hábito de roer as unhas,  mascar chiclete, usar os dentes para romper lacres ou abrir garrafas, ou morder objetos como pontas de caneta podem desgastar a lente de contato dental e o resultado pode ser fraturas nelas e nos dentes que lhe dão suporte resultando em um novo tratamento.

Fumar também não combina com as lentes de contato.

MUITAS RESTAURAÇÕES E TONS ESCUROS

Para quem tem dentição com muitas restaurações,  ou quem tem os dentes muito escurecidos, é possível que as lentes não consigam cobrir o suficiente para atingir a “clareação” esperada.

HIGIENE BUCAL DEFICIENTE

As lentes de contato não protegem os dentes contra cáries, gengivite e outros problemas de saúde bucal, portanto é necessário manter os mesmos hábitos de higiene, com escovação e uso do fio dental.

 

GENGIVITE E PERIODONTITE

É preciso curar esses quadros antes da instalação das lentes para evitar que se agravem ainda mais.

TER DENTIÇÃO COMPLETA E MORDIDA ESTÁVEL

As lentes de contato geralmente são aplicadas nos 6 dentes mais frontais do sorriso, portanto não vai adiantar reforçar os dentes da frente e não ter os dentes do fundo da boca. Uma mordida instável também pode impedir a aplicação das lentes, visto que podem trazer desgaste prematuro delas, podendo inclusive impactar o dente por baixo delas.

Será que um desses casos pode ser o seu? Venha descobrir, agende já sua consulta!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747