Quando é preciso colocar implante dentário?

A ideia de usar um implante dentário ainda é muito associado aos idosos, que muitas vezes perdem os dentes ao chegar na terceira idade, mas outros fatores podem trazer a necessidade desse tipo de tratamento.

Na verdade, o implante é recomendado para qualquer pessoa com mais de dezesseis anos e que tenha perdido algum dente. Acidentes, doenças que afetam os dentes, uma alimentação inadequada e problemas ósseos podem causar a queda dos dentes e, assim, surge a necessidade de colocar um implante.

Quais são os tipos de implante dentário?

Hoje em dia, existem no mercado os seguintes tipos de implantes:

Implante Ósseo Integrado

Esse tipo é muito utilizado em cirurgias. Nele, um parafuso é colocado no osso maxilar com o objetivo de “imitar” uma raiz dentária, para que seja possível encaixar a prótese que será totalmente fixa. Geralmente, o material utilizado no procedimento é o titânio, por ser bem compatível com a estrutura óssea.

Implante Subperiosteais

Quando o paciente não apresenta a estrutura óssea necessária para a cirurgia do implante ósseo integrado, o cirurgião dentista costuma partir para essa alternativa.

O caso mais comum que necessita desse tipo de implante é quando o paciente perdeu a massa óssea por passar muito tempo sem os dentes.

Então, é colocada uma armação de metal sem qualquer tipo de perfuração e depois são colocadas as próteses dentárias.

Vale lembrar que, atualmente, os dentistas preferem quase que por unanimidade usar o implante ósseo integrado, por sua segurança e conforto para o paciente.

O procedimento causa muita dor?

Um dos maiores medos dos pacientes que necessitam de próteses e implantes está relacionado à dor. Se esse é seu caso, fique tranquilo!

Antes do procedimento, o paciente recebe anestesia local. O pós-operatório também costuma ser tranquilo, caso você tome todos os cuidados indicados pelo dentista.

No geral, recomenda-se o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL