Implante dentário melhora saúde em geral

Um implante dentário é um dispositivo de titânio que pode ser colocado onde se perdeu um ou mais dentes. Para que isso funcione corretamente é importante que o dispositivo de titânio se osteointegre com o osso maxilar ou mandibular, ou seja, o implante dentário deverá ser uma parte integrada ao osso do paciente e não ser entendido pelo organismo como um corpo estranho.

É necessário ter boa saúde, quantidade e qualidade óssea suficientes para se fazer uma cirurgia de implante dentário boa.

Eis algumas dúvidas recorrentes de nossos visitantes:

Sou diabético, posso colocar implantes dentários?

Os implantes dentários podem ser colocados em diabéticos se eles têm osso de boa qualidade em seus maxilares, desde que a diabetes esteja controlada e estabilizada,  ou seja, se você for diabético e estiver compensado pode fazer a cirurgia de implantes dentários sem problema, bastando para isso fazer todos os exames laboratoriais solicitados pelo seu dentista e obter, em alguns casos, uma autorização de seu médico.

Como fazer um implante dentário?

O primeiro passo para se fazer um implante dentário é passar em uma consulta com um cirurgião dentista. Ele vai lhe fazer um exame clínico, anamnese completa ( perguntas sobre sua saúde geral) observar sua condição bucal e avaliar a possibilidade de espaço presente para a colocação de implantes dentários ou algum outro tipo de solução protética.

Após a avaliação inicial o dentista, implantodontista irá lhe solicitar alguns exames complementares para um melhor diagnóstico.

Que exames vou precisar fazer para realizar um implante dentário?

Normalmente, após a avaliação inicial, o implantodontista solicitará que você se dirija a uma clinica de radiologia odontológica para realizar uma tomografia computadorizada volumétrica.

Esse exame ira oferecer subsidios para que o implantodontista planeje o tamanho dos pinos de implantes dentários que serão necessários e onde eles exatamente serão inseridos e se será necessário por exemplo fazer um enxerto ósseo para receber o implante dentário.

Em alguns casos específicos o dentista poderá também solicitar exames laboratoriais como exames de sangue, glicemia, fator de coagulação, etc.


Posso fazer implantes dentários somente com uma radiografia panorâmica?

Poder pode, mas não é recomendado pois a radiografia panorâmica somente mostra a altura do osso, não mostrando a largura e o dentista pode ter uma surpresa quando abrir o rebordo e não encontrar largura suficiente para inserir o pino metálico, tendo que abortar a cirurgia.

Mas a radiografia panorâmica é um excelente auxiliar para avaliar a condição dos implantes após a cirurgia.

Qual a idade mínima para se colocar um implante dentário?

Os implantes dentários podem ser colocados a partir de 18 anos, pois neste período o paciente já atingiu o seu crescimento ou maturidade óssea total na maioria dos casos.

Existe uma idade máxima para se fazer implantes dentais?

Não. Tudo vai depender do estado geral de saúde do paciente. Como é um procedimento que envolve uma cirurgia, é importante que o paciente esteja com sua saúde geral controlada.

Existe perigo de rejeição do implante dentário?

Sim. Como é um procedimento onde será inserido um material estranho ao organismo, o mesmo pode rejeitá-lo, mas isso já poderá ser visto nos primeiros dias com sinais de inflamação e infecção da região da cirurgia, por exemplo.

Mas o percentual de rejeição é muito baixo, ou seja, 0,3 a 0, 5 % dos pacientes, segundo pesquisas, ou seja em aproximadamente 350 pacientes 1 apresenta rejeição.

É possível fazer implante dentário quando já não tem o osso?

Em alguns casos sim. Talvez seja necessário se fazer enxerto ósseo. (vide próxima pergunta)

Quando é necessário fazer um enxerto ósseo?

O enxerto ósseo serve para aumentar o volume do osso da região que receberá o implante dentário. Ele pode ser feito com osso do próprio paciente que é retirado de um sitio que possa ser doador ( região do queixo, por exemplo) e inserido na região que necessita do aumento ósseo ou pode ser também utilizado material sintético produzido por alguma empresa.

O que é levantamento de seio para implantes dentários?

Em alguns casos, principalmente quando o paciente ficou muito tempo sem dentes na região posterior da maxila ( parte superior da boca),mesmo usando uma prótese ( dentadura) o osso da região é reabsorvido ocasionando uma aproximação da parede inferior do seio maxilar com a cavidade bucal.

Isso impede que um implante dentário seja fixado na região devido a falta de osso presente para recebê-lo. Uma solução em alguns casos e fazer um levantamento de seio maxilar, que consiste em inserir um enxerto ósseo na parte mais inferior do seio maxilar.

Após a osseointegração esse enxerto poderá receber o implante dentário sem problemas.

Posso “arrancar” um dente e colocar um implante dentário na mesma hora?

Sim dependendo de alguns fatores é possivel sim fazer um implante imediato.

Um implante dentário pode dar errado?

Sim, mas essa probabilidade atualmente é muito pequena. Um dos grandes problemas que aconteciam no inicio da colocação dos implantes dentários era a rejeição, mas isso praticamente foi eliminado pela atual tecnologia que se fazem os pinos.

Como o implante dentário pode me ajudar?

O implante dentário melhora o processo de digestão que começa na boca. Evita os principais problemas de saúde bucal por causa da perda óssea maxilar quando um dente é perdido.

Diminui a incidência de problemas nas articulação temporomandibulares (ATM). Melhora a estética. Melhora a fonação (Voz). Melhora a autoestima e a qualidade de vida. Aumenta sua segurança.

Qual o preço de um implante dentário?

Esse ainda é um dos fatores limitantes para os implantes dentários. O custo do implante dentário, em média, pode chegar  R$ 1.500,00 (implante dentário + prótese após o implante)  cada, mas esse custo vem caindo com a chegada de implantes dentários nacionais de boa qualidade ao mercado.

Onde posso fazer um implante dentário gratuito ou com baixo custo?

Existem algumas faculdade e cursos de especialização em implantodontia que fazem cirurgias de implantes dentários a custo reduzido e até gratuitamente conforme já noticiamos aqui mesmo.

Posso financiar um implante dentário?

Sim. Existem alguns profissionais que fazem planos de parcelamento em várias prestações que podem lhe ajudar a pagar o custo do implante dentário + prótese sobre implantes. Existe também bancos que fazem empréstimos pessoais que você pode utilizar para pagar o dentista a vista e obter quem sabe uma condição melhor.

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL