10 esclarecimentos sobre o implante dentário

1 – Qualquer pessoa pode colocar um implante dentário?

Sim, mas existem alguns pontos a serem observados. É fundamental que o paciente esteja com sua saúde sistêmica sob controle, por exemplo, aqueles que têm cardiopatias e diabetes podem fazer o procedimento desde que essas doenças estejam controladas. Outro fator é a idade. É importante esperar o término do crescimento ósseo.

2 – Com as novas técnicas, é possível colocar o implante sem precisar fazer nenhum corte na boca do paciente?

Em determinadas situações, o implante pode ser colocado sem corte, porém essa técnica nem sempre pode ser aplicada em todos os casos. É preciso fazer uma avaliação clínica e tomográfica para verificar se é possível instalar o implante dessa forma.

3 – Implantes são mais indicados para idosos?

Os implantes são a melhor opção para qualquer pessoa que perdeu um dente. Reforçando que é importante esperar o término do crescimento ósseo que acontece em meninas entre os 17 e 18 anos e em meninos com 18 a 19 anos.

4 – Após a perda do dente, quando deve ser feito o implante?

Com a perda do dente há um processo fisiológico de reabsorção óssea que varia de pessoa para pessoa, podendo prejudicar a instalação do implante caso haja demora em colocá-lo. Quando isso acontece, pode se tornar necessário fazer um enxerto ósseo, aumentando a complexidade do caso.

5 – O organismo pode rejeitar o implante?

Não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Os implantes são feitos de titânio e esse material é inerte ao osso.

Os insucessos (que são raros) podem ocorrer devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso ou problemas mecânicos relacionados à prótese, mas não por rejeição.

6 – O implante sempre deixa um aspecto artificial?

Isso é um mito. A partir do momento que é feito um planejamento correto do caso, observando todos os detalhes envolvidos, a técnica de implante preenche todos os requisitos estéticos e funcionais.

7 – Fumar atrapalha o tratamento?

Sim.  Fumar aumenta o risco de infecção após a cirurgia causando uma cicatrização mais lenta. Pesquisas mostram que o índice de fracasso de implantes em pacientes fumantes aumenta cerca de 20% em comparação a pacientes não fumantes.

8 – Quem usa dentadura, pode colocar implantes?

Pacientes que usam dentadura não só podem, como devem colocar implantes, desde que possuam osso e saúde para isso. Atualmente essa é a melhor opção para quem perdeu um ou mais dentes. Trocar o trabalho removível para um apoiado sobre implantes além de dar mais segurança, aumenta a qualidade de vida.

9 – É possível fazer um implante dentário para repor cada dente perdido?

Pode ser possível, mas não é conveniente, pois para a instalação de cada implante dentário é necessária uma determinada distância entre eles. Se isso não for respeitado, a viabilidade de higienização pode ficar prejudicada, assim como a estética.

10 – Implantes aumentam os problemas de inflamação na gengiva (periodontite)?

Não. Os problemas de inflamação da gengiva são de origem multifatorial, ou seja, fatores associados a bactérias da cavidade oral, má higienização, entre outros. O paciente para receber implantes deve ter a saúde oral perfeita.

E assim deve continuar. A partir do momento que os implantes forem instalados, o paciente deve receber acompanhamento profissional e realizar consultas de revisão.

É importante relatar que a mesma doença que acomete os dentes, se não tratada, pode se instalar nos implantes, levando ao insucesso do procedimento.

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL