Quanto tempo dura um Implante Dentário?

Você tem vontade de fazer e deseja saber quanto tempo dura o implante dentário? Pois saiba que o procedimento é extremamente recomendado, já que foi concebido com o objetivo de simular o mais eficazmente possível as características da dentição natural — coisa que, por melhores que sejam, as próteses dentárias convencionais acabam por não conseguir fazer.

Para além da funcionalidade e da resistência que caracterizam os implantes dentários, a durabilidade também é outro fator relevante por que os implantes podem ser uma alternativa tão viável de reconstrução dentária. Não à toa, quando comparados a uma prótese dentária, podem durar muito mais tempo, a depender dos cuidados tidos durante a rotina.

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a ler nosso artigo a seguir!

O que é o implante dentário?

Um sorriso bonito e saudável é fundamental para a autoestima de qualquer pessoa. Com um implante dentário, torna-se possível tratar de casos em que os pacientes tiveram perda de um ou mais dentes.

Seja por acidente, seja por traumatismo, avanço da idade ou descuido com a higiene bucal, o procedimento substitui a raiz do dente por um pino de titânio que é incorporado pelo corpo. Assim, o paciente obtém um resultado estético natural.

Quais são as etapas do implante dentário?

O primeiro passo para realizar um implante dentário é informar seu interesse ao dentista, que solicitará todos os exames necessários para garantir que sua saúde bucal esteja adequada.

Além de exames laboratoriais para se certificar de que não há quaisquer problemas de coagulação ou cicatrização, a radiografia e a tomografia computadorizada fazem a verificação da quantidade óssea apresentada pelo paciente para realização do implante.

Fase cirúrgica

Uma vez que o dentista constata que o paciente está preparado para o tratamento, a cirurgia se dá com aplicação de anestesia local para evitar dores e incômodos.

Após essa etapa, o profissional realiza uma incisão na gengiva, de forma a avaliar atentamente o leito ósseo. Nele, com o auxílio de brocas que perfuram o osso, é possível inserir o implante dentário. Ao final, é colocada uma tampa de proteção, e a região recebe uma sutura que permite sua cicatrização.

Colocação de próteses

Depois da fase cirúrgica, em um período de três a seis meses, há o procedimento de reabertura, a fim de que os implantes estejam aptos a receber as próteses dentárias. Essa é uma cirurgia menor e leva à aplicação correta. A depender da perda dentária e do quadro do paciente, a colocação protética pode levar de duas a três sessões para ser concluída.

Quanto tempo dura o implante dentário?

A  durabilidade do implante de titânio pode ser para o resto da vida do paciente. Ainda que as expectativas de durabilidade sejam extremamente animadoras, a verdade é que só se concretizarão caso o paciente adote todos os cuidados necessários de higiene oral.

Prótese dentária

No geral, as próteses dentárias não costumam apresentar a capacidade de durar tanto tempo quanto os implantes dentários.

No caso das próteses de resina, a duração média costuma ser de 5 a 7 anos. Já as próteses de cerâmica costumam revelar-se muito mais duráveis, uma vez que poderão se manter em excelentes condições por 10 a 15 anos, caso sejam de boa qualidade.

Obviamente que, assim como acontece com os implantes, só será possível usufruir desses períodos de duração na medida em que todos os cuidados de higiene forem tomados.

Quais são os principais cuidados que se deve ter com o implante dentário?

Negligenciar a importância de uma boa higiene oral pode dar origem a diversos problemas nos dentes e na gengiva. Em alguns casos, quando a falta de atenção é prolongada, ela prejudica diretamente a manutenção de próteses e implantes dentários.

Higiene bucal e implante dentário

Manter os cuidados de higiene bucal após o tratamento é uma das garantias para seu sucesso. Assim como pessoas que não apresentam próteses, é fundamental adotar o ritual diário de escovar os dentes com pasta e escova adequada, de cerdas macias, e utilizar fio dental.

A utilização correta de ambos evita que haja formação de placa bacteriana e, consequentemente, problemas inflamatórios nos dentes e na gengiva capazes de comprometer o tempo de duração do implante dentário.

Visitas ao dentista

Para além dos cuidados de higiene, é crucial não dispensar as idas periódicas ao dentista, uma vez que só assim será possível ter certeza de que os implantes se encontram nas devidas condições e não comprometerão, seja de que forma for, a saúde oral do paciente.

Duas ou três idas anuais ao dentista são consideradas suficientes para garantir que nenhum problema de maior dimensão ocorra com os implantes. Vale a pena mencionar que esses números representam apenas estimativas, por isso não devem ser encarados como dados inquestionáveis.

Dependendo muito de cada caso, esses números podem variar substancialmente, o que requer diálogo e atenção a todos os cuidados recomendados pelo dentista que acompanha o caso.

De toda maneira, informar-se sobre quanto tempo dura um implante dentário é um bom motivo para tomar a decisão de escolher esse tratamento para recuperar sua saúde bucal e um sorriso harmônico, que proporcione mais bem-estar em seu dia a dia.

Aproveite que está por aqui e aprofunde seus conhecimentos sobre implante dentário com este artigo mais detalhado sobre o tema, incluindo informações que vão desde a primeira consulta ao pós-operatório. Boa leitura!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747