BLOG

Será que existe uma idade limite para tirar o dente siso? Veja aqui!

Muitos pacientes de consultórios odontológicos, após sentirem dores ou incômodo, diante da possibilidade de uma extração dentária, se perguntam se há idade limite para tirar o dente siso. Seja por receio do pós-operatório ou de suas consequências, a questão é mais simples do que aparenta.

Os dentes do siso ou terceiros molares, também conhecidos como “dentes do juízo” no vocabulário popular, costumam nascer na faixa etária de 16 a 20 anos de idade, ao final do desenvolvimento do organismo e da arcada. Em alguns casos, todavia, podem demorar e surgir próximos aos 25 anos.

Quer saber como os dentistas procedem em cada caso e quais são as recomendações para uma extração segura? Continue a leitura!

Quando é necessário tirar o dente siso?

Durante a evolução humana, os terceiros molares têm sido cada vez menos utilizados, o que leva a seu desenvolvimento tardio e, frequentemente, a sua dispensa por meio da extração.

No passado, os dentes do siso já tiveram uma função mais relevante na trituração de alimentos bastante rígidos, os quais não fazem parte nossa dieta atualmente, já que dispomos de produtos e métodos que tornam a mastigação simples, com itens macios. Além disso, conforme há modificações hereditárias no crânio e na estrutura maxilar, eles vêm a ser menos necessários.

A extração, dadas as circunstâncias, é recomendada quando há casos como:

  • risco de desalinhamento da arcada dentária;
  • problemas de mastigação;
  • dor, inflamação e inchaço;
  • dificuldades de realizar higienização, o que tende a levar a cáries;
  • dores no maxilar e no ouvido;
  • esfoliação e degradação dos dentes vizinhos;
  • nascimento dos terceiros molares na posição errada;
  • necessidade de espaço para início de tratamento com aparelho dental.

Quais são as indicações para a extração?

A remoção do dente do siso pode ocorrer até mesmo antes do nascimento total do dente, já que o profissional de odontologia consegue identificar, passada a idade de 17 anos, os sinais iniciais em uma radiografia panorâmica.

Ademais, cada caso deve ser avaliado particularmente a fim de identificar complicações e reais necessidades.

Qual é a idade limite para tirar o dente siso?

Não há idade limite para tirar o dente siso. Isso se deve ao fato de que a faixa etária não interfere ou atrapalha o procedimento, a não ser que o avanço dos anos esteja relacionado ao desenvolvimento de doenças capazes de levar a complicações durante o procedimento.

Entre elas, é possível citar a diabetes, que pode atrapalhar a cicatrização, além da hipertensão arterial e dos males renais.

Mesmo nesses casos, todavia, a cirurgia pode ser feita, desde que o dentista solicite os exames para avaliação e tome os cuidados necessários a fim de que haja menos riscos. Quando a ameaça é maior, vale a pena recorrer a um centro hospitalar.

Pacientes mais jovens, de qualquer forma, costumam ter um conforto maior na recuperação, além de seu organismo naturalmente responder de forma mais rápida a ela. Assim, é consensual entre profissionais de odontologia que a melhor época para extração costuma ser entre 16 e 18 anos, já que as raízes dos sisos ainda estão a se formar.

Embora não haja idade limite para tirar o dente siso, como destacamos neste artigo, é fundamental agendar uma consulta com o dentista que faz seu acompanhamento para entender qual é o seu perfil ou mesmo se a cirurgia é necessária. Somente após avaliação cautelosa você terá as orientações do que fazer no seu caso.

Tem mais dúvidas sobre o tema e quer saber quais sintomas podem levar aos riscos de ter um dente perdido? Então, conheça os sinais em nosso artigo!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747

RECEBA DICAS PARA TER
UM SORRISO SAUDÁVEL

Translate »