5 problemas gerados pela falta de saúde bucal

Veja 5 pesquisas incríveis sobre a influência da saúde bucal na saúde geral humana:

Falta de higiene bucal pode afetar a fertilidade

Realizada pela Universidade do Oeste da Austrália, avaliou cerca de 3,5 mil mulheres e percebeu que aquelas que tinham problemas de saúde bucal, principalmente inflamações gengivais, que podem atrasar em até dois meses o tempo que a mulher levaria para engravidar, passando de cinco, para sete meses.

Periodontite pode estar ligada a prejuízo cognitivo

Experimento da Universidade Fudan, na China, encontrou bactérias causadoras da periodontite na massa cinzenta de pessoas com Alzheimer. Houve presença em quatro de dez cérebros de pacientes com demência, mas nenhuma foi avistado nas dez amostras cerebrais de sujeitos sem o problema.

Periodontite pode fazer mal também para o coração

Realizada pelo Instituto do Coração (Incor) demonstrou que 45% das doenças cardíacas tem origem na cavidade bucal, devido a cáries profundas com comprometimento do canal, gengivite, restos de dente e abscessos.

Má escovação pode causar impotência sexual

Feita pela Universidade Inonu, na Turquia, garantiu que homens com gengivas inflamadas têm até três vezes mais chances de ter esse problema na cama. O estudo analisou cerca de 160 homens entre 30 e 40 anos. Metade com o problema de ereção, metade sem. Os resultados mostraram que 53% do grupo que sofria com a impotência tinham gengivas inflamadas, contra apenas 23% do outro grupo.

Cuidar da gengiva pode ajudar a tratar doenças da próstata

Feita pela Universidade Case Western nos Estados Unidos analisou 27 homens com mais de 21 anos que tinham prostatite e periodontite (inflamações na próstata e gengiva, respectivamente). Ao serem submetidos apenas a tratamentos bucais, cerca de 85% dos pacientes apresentam uma melhora significativa na inflamação da próstata dentro de quatro a oito semanas. Quer mais algum motivo para manter sua higiene bucal e visitas ao dentista em dia?