Facetas de Porcelana X Lentes de Contato Dental

Qual a diferença entre facetas de porcelana e lentes de contato dentais? As duas são laminados cerâmicos, e são colados na superfície frontal dos dentes para aperfeiçoamento estético do sorriso.

A diferença está no desgaste do dente natural que irá receber a lâmina: no caso das facetas de porcelana, que em geral medem 7 milímetros de espessura, o dentista terá que remover cerca de 1 milímetro de esmalte da superfície de cada dente.

Já no caso das lentes de contato dentais, tem de 0,2 a 0,4 milímetros de espessura, e em muitos casos, não se faz necessário que os dentes sejam desgastados para ser aplicada ou é mínimo, chegando no máximo a ser metade do desgaste feito para a instalação da faceta. É praticamente imperceptível a olho nu.

As duas técnicas têm processos rápidos de aplicação e duram de 10 a 15 anos com a manutenção correta. Apesar do dente ficar um pouco mais resistente, não é inquebrável. Pessoas com bruxismo, por exemplo, necessitam de uma orientação diferenciada caso queiram aderir um desses métodos. E quem já têm sensibilidade dental podem apresentar piora no quadro.

Indicações: facetas de porcelana ou lente de contato dental

Dentes pigmentados, lascados, cariados ou tortos são bons candidatos para as facetas de porcelana, que podem ser também benéficas em situações de pequenos espaços (disatemas) entre dois dentes, assim como para pequenos problemas relacionados à estética e de oclusão.

As lentes de contato dentais corrigem pequenas imperfeições de espaçamento, cor e alinhamento. São indicadas para situações de dentes com restaurações muito extensas e também para casos em que o paciente busca uma transformação total do sorriso.

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747