Dr. Henrique Taniguchi | CRO 8865
Dr. Henrique Taniguchi | CRO 8865

Com uma vida repletas de surpresas ao logo de seus 40 anos de idade, o Dr. Henrique Taniguchi, não iniciou sua vida profissional na área da saúde. Porém o sonho de se profissionalizar como cirurgião-dentista, cuidar das pessoas e transformar sorrisos sempre esteve presente em sua vida.

Apesar de já possui uma primeira formação, Taniguchi correu atrás e se formou, com méritos, em odontologia. Entretanto sua brilhante jornada na área só estava começando. Sabendo da necessidade de se destacar diante do mercado profissional e com a intenção de atingir os seus objetivos, Henrique procurou se especializar.

Natural de Goiânia, o profissional recebeu o certificado de melhor aluno da graduação em cirurgia, pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia. Hoje, prestes a completar 14 anos de profissão neste ano de 2019, é especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial através de uma das universidades mais renomadas do país, a USP, localizada em São Paulo.

Se engana quem acha que Taniguchi parou por aí. Ele foi mais além e se tornou Mestre e Especialista em Implantodontia pela Faculdade de Medicina e Odontologia de São Leopoldo Mandic (SLM/SP), tornando-se, também, um profissional certificado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO – GO) ao concluir o curso de Imersão e Reconstrução Peri-Implantar.

Porém o seu amor e dedicação pela área odontológica, e principalmente no seguimento de cirurgias ortodônticas, só crescia. Suas experiências foram tão positivas e realizadoras que decidiu que era hora de transmitir seus conhecimentos para pessoas que compartilhavam do mesmo sonho que ele, assim se tornando professor de implantodontia na Orthoplace/ IPPEO/GO.

A rotina diária do docente, além das salas de aula, inclui a gestão do Centro de Cirurgia Oral, clínica idealizada em parceria com o Dr. Luis Francisco Coradazzi. A realização de Coach e o atendimento de pacientes em consultório, realizando procedimentos como extração de sisos, enxertos e implantes também faz parte de sua rotina.

O que você sabe sobre sisos e sua extração, especialidade do DR. Henrique Taniguchi?

Para entendermos sobre o processo de extração, primeiro devemos saber o que são e quais as características destes dentes. Os sisos são os últimos molares e também os últimos dentes a nascer. O nascimentos destes geralmente ocorrendo entre os 16 e 20 anos de idade.

1- Por que, em alguns casos há a necessidade de extração de sisos?

Por serem os últimos dentes permanentes a nascer, há a possibilidade de não haver espaço suficiente na boca para eles. A partir daí é possível que haja complicações mediante ao nascimento destes molares, como por exemplo:
• Siso Incluso: processo onde o dente fica preso em outros dentes ou até mesmo no osso;
• Nascimento parcial;
• Mal posicionamento do dente.
Mediante as complicações acima citadas é que surge a necessidade de extração dos sisos, até mesmo para que não provoquem o aparecimento de outros problemas dentários.

2- Há um idade ideal para se extrair os sisos?

A recomendação de profissionais da área, assim como é o caso do Dr. Henrique Taniguchi, é que os últimos dentes permanentes sejam extraídos entre os 16 e 19 anos de idade, pois antes dos 20 anos as raízes dos dentes se encontram em menor estágio de desenvolvimento. Deste modo, a possibilidade de alguma complicação após a extração é menor.

3- Como é feita a extração de sisos?

A extração é feita em consultório por ser considerado um processo de rotina. Mas, apesar de rotineiro, é necessário que haja uma avaliação previa para cada caso. Desta forma os passos para se fazer a extração são:
• Realização de uma radiografia panorâmica da arcaica dentária;
• Avaliação da posição do dente;
• Estudo da melhor técnica de extração;
Realizado os primeiros passos é hora de agendar o procedimento. Os próximos passos para a conclusão do procedimento são:
• Aplicação da anestesia;
• Remoção do dente;
• Sutura para o fechamento do corte.

4- Quais os cuidados devo ter após a extração de sisos?

Para garantir uma boa recuperação é extremamente importante seguir, à risca, as recomendações do cirurgião-dentista durante o período pós-operatório. Isso faz com que a cicatrização ocorra normalmente e que não haja complicações durante o processo. Recomenda-se:
• Compressas de gelo;
• Evitar comer alimentos quentes durante os primeiros dias;
• Evitar alimentos granulosos e duros;
• Suspender o uso de bebidas alcoólicas e tabacos;
• Cuidado com a força usada durante a escovação;
• Tomar a medicação corretamente;

É de suma importância que o paciente vá ao consultório para retirar os pontos no tempo determinado pelo profissional. Não tente remove-los sozinho.

Conheça o Centro de Cirurgia Oral

A mais de 12 anos, o CCO, localizado em Goiânia – Goiás, é uma clínica odontológica especializada em cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia e Reabilitação Oral.

Fundada como resultado da parceria entre os Doutores Henrique Taniguchi e Luis Francisco Coradazzi, a clínica se diferencia dentro do mercado de cirurgias ortodônticas por ser referência em enxertos, reabilitações de implantes dentários e extração de sisos.

O Dr. Henrique Taniguchi se destaca dos demais profissionais e especialistas de sua área, não só pelo seu longo currículo de qualificações, mas também por sua agilidade no processo de extração de sisos. Confira como é o processo de extração.