Siso: é preciso extrair mesmo?

Eles  são popularmente conhecidos como dentes do juízo, por nascerem por volta dos 17 a 20 anos de idade, e são os últimos dentes a nascer. Tecnicamente são chamados  pelos dentistas de terceiros molares. No total, podemos ter quatro dentes do siso: dois superiores e dois inferiores, tanto do lado direito como do lado esquerdo. Mas há casos em que a pessoa nasce sem o “germe dental”, isto é, sem a sementinha de um ou mais dentes do siso.

Não muito raro, o dente não consegue erupcionar (“nascer”), ficando preso dentro do osso por falta de espaço na arcada ou por estar totalmente na posição horizontal. Nesses casos dizemos que se trata de um  dente do siso incluso. Quando este dente permanece dentro do osso,  pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, dores e, em alguns casos, a formação de cistos.

Há outra situação onde os dentes erupcionam parcialmente e são chamados de dentes semi-inclusos. Ficam mal posicionados na arcada, provocando  apinhamentos dos outros  dentes e dificuldade de higienização, o que leva ao aparecimento de um tipo de inflamação gengival conhecida por pericoronarite. Isso gera muita dor para o paciente, além de inchaço e irritação local. Em casos mais agudos, a dor pode irradiar, causando dores faciais, no ouvido, garganta e até dores de cabeça.

Quando a extração do siso é indicada?

Muitas vezes, por darem origem a quadros dolorosos, as pessoas já pensam em extrair os sisos, mesmo quando são  dentes íntegros, bem posicionados e sadios. Mas a  extração só é  indicada quando os dentes estão inclusos ou semi- inclusos, não desenvolvendo a sua função de mastigação, além de dificultarem a higienização.

Para maiores informações, procure seu dentista para que ele avalie o posicionamento dos dentes do siso por meio de radiografias. Em muitos casos, eles podem nascer bem posicionados, auxiliando na mastigação e na digestão dos alimentos.
Tire as suas dúvidas e faça sempre consultas preventivas a cada seis meses com o seu dentista.

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747