Dente do Siso Nascendo: Como Aliviar a Dor

Para aliviar a dor do dente do siso nascendo, pode-se usar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, se necessário. O ibuprofeno e o paracetamol são geralmente os remédios indicados para aliviar a dor de dente, mas se a dor for muito forte, como geralmente ocorre quando o dente do siso está nascendo, eles não serão suficientes.

Por que tomar remédio não funciona?

Se o dente do siso estiver nascendo corretamente, mas houver uma pequena quantidade de gengiva dificultando a sua exposição completa, o dentista pode remover essa porção de gengiva.

No entanto, o mais comum é haver falta de espaço para o dente do siso nascer, o que pode trazer vários problemas estruturais e de saúde, como cáries e infecções. Neste caso, recomenda-se a extração desse dente.

Se houver uma inflamação aguda associada a uma infecção local, recomenda-se fazer um tratamento com antibiótico antes da remoção do dente. Depois que o processo inflamatório estiver controlado, pode-se então realizar a extração.

Quando o dente do siso começa a nascer, ele rompe a gengiva, deixando-a susceptível a inflamações devido à entrada e acúmulo de alimentos que ocorrem no local.

A dor e a própria dificuldade de acesso ao local inflamado dificultam a escovação e favorecem o desenvolvimento de cárie, que pode atingir a polpa do dente e causar infecção e dor intensa.

A extração é simples e pode ser feita em consultório com anestesia local. O mais comum é a remoção de 2 dentes do siso (superior e inferior) de cada lado, em cada procedimento.