Aprenda a aliviar dor no dente do siso, uma sensação incômoda causada por inflação e que pode se manifestar várias vezes, até que o último dente da boca complete o seu nascimento. Medidas simples ajudam a amenizar o desconforto e iremos apresenta-las nessa matéria.
O perturbador dente do siso é famoso pelos incômodos que, na maioria das vezes, surgem quando este está nascendo. Também conhecido como terceiro molar, o dente do siso é considerado desnecessário pela maioria dos especialistas.
Muitos defendem a ideia de que não precisamos dele em nossa alimentação e que é muito mais aconselhável extraí-lo do que mantê-lo.
Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir!
Por que o dente do siso causa dores?
Essas dores aparecem em decorrência de toda confusão que este dente causa. Normalmente nossa boca não possui espaço suficiente para estes dentes, o que força o dente do siso empurrar todos os outros para conseguir o seu lugar.
Além disso, ao abrir espaço acaba inflamando a gengiva. Tudo isso dificulta a alimentação, atrapalha noites de sono e impede até mesmo a comunicação.
Como aliviar dor no dente do siso?
1. Mastigue de um lado só
Experimente uma goma de mascar no lado em que sente a dor. A goma funciona como uma massagem e pode aliviar a dor temporariamente.
2. Mastigue salsa
Mastigar um pouco de salsa é outra opção. A planta apresenta inúmeros compostos que amenizam diferentes dores e por isso também pode ser utilizada nesses casos.
3. Faça bochechos
Faça bochechos com água quente salgada. Esquente um pouco de água e acrescente sal, em seguida bocheche por 30 segundos e depois cuspa. Repita algumas vezes ao dia. Não tome a água. O procedimento ajuda a diminuir a dor moderada do dente do siso.
4. Use bolsa de água quente
Apoie uma bolsa de água quente no lado do rosto que está incomodando. O calor ameniza a dor causada por estes dentes.
5. Aplique saco de gelo
Caso perceba que a gengiva está inflamada, um saco de gelo também deve ajudar, pois diminui a inflamação que o dente do siso possa estar causando.
6. Tome analgésicos
Analgésicos de venda livre, como o paracetamol, também é uma ótima alternativa. Leia as instruções de dosagens e atente-se às advertências. Lembrando que é sempre aconselhável consultar um médico em caso de dúvidas.
7. Beba chá preto
Beba chá preto. Este é um bom companheiro para aliviar dor causada por molares, graças à presença de um ácido em sua composição que trabalha como um analgésico e anti-inflamatório.
8. Vá ao dentista
Consulte um dentista. Procurar pela ajuda de um especialista é o melhor conselho a ser seguido. Depois de realizar alguns exames e avaliar o seu caso, o dentista é o profissional mais indicado para te recomendar um tratamento. Na maior parte das vezes eles optam pela extração destes dentes.
RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747