Como funciona o clareamento dental?

Clareamento dental não é só uma moda. É também uma questão de qualidade de vida: um sorriso belo e limpo transmite autoconfiança para que sorri e para quem recebe o sorriso.

Uma pesquisa da Academia Americana de Odontologia Cosmética (American Academy of Cosmetic Dentistry) afirma que 86% dos pacientes procuram procedimentos estéticos para se sentirem mais atraentes e confiantes. Dentre as possibilidades oferecidas, o clareamento é um dos campeões nos consultórios, desejo de 58% dos pacientes em 2015.

Como funciona como clareamento dental

O dente possui pigmentos em seus tecidos superficiais e profundos. Estes pigmentos vêm principalmente da dieta rica em corantes. O agente clareador é capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com estes pigmentos, quebrando-os em moléculas muito menores, que refletem a luz de maneira diferente – e podem inclusive ser difundidos para fora da estrutura dental, causando a diferença visual de dentes mais claros.

Existem 3 modalidades de clareamento dental: com gel, com luz (popularmente chamado de clareamento dental a laser) e a união as duas técnicas.

clareamento dental com gel pode usar dois tipos de clareadores, o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. É criada uma moldeira que se encaixa nos dentes, onde esse gel é colocado, e o paciente precisa ficar com ela por um certo tempo, que podem ser uma, duas ou até seis horas. Por ser uma aplicação longa, ela normalmente é feita em casa, mas sempre com orientação de um especialista.

Já o clareamento dental com luz sempre é feito em consultório. Apesar de ser conhecido como clareamento a laser, a luz utilizada é de LED. Nesse tratamento, primeiro as gengivas são protegidas por uma capa e então é aplicado o peróxido de hidrogênio. Depois da aplicação do gel, a luz é usada para ativá-lo, fazendo com que ele penetre melhor no dente. É feito em até três sessões semanais.

Já no tratamento híbrido que mistura laser e gel, o paciente primeiro faz uma sessão usando o peróxido de hidrogênio e o LED, depois costuma ficar uma semana usando o gel em casa.

Quanto tempo dura?

Geralmente o clareamento consegue atingir uns 2 ou 3 tons a menos do que os dentes já estavam. A duração do resultado pode durar até 3 anos e depende muito dos hábitos do paciente. O consumo de alimentos com muitos pigmentos ou ácidos podem ajudar a manchar mais os dentes, e o cigarro mancha os dentes e pode até prejudicar a eficácia do clareamento dental enquanto ainda está sendo feito.

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747