9 dicas de saúde bucal para as crianças

Pensa que só porque as crianças tem dente de leite não precisa cuidar deles? É aí que você se engana! Uma boa saúde bucal começa já na primeira infância. Veja essas dicas e garanta um futuro longo e saudável para o sorriso de suas crianças!

1 – Amamente seu filho

É muito importante para o bebê ainda antes que os dentes nasçam os movimentos de sucção, são eles que irão começar a fortalecer a musculatura da face e a moldar a arcada dentária.

2 – Cuidado com a mamadeira

Mamadas noturnas seguidas do sono, são momentos perfeitos para o surgimento de cáries nos primeiros dentinhos de leite. Se eles caírem prematuramente ou tiverem que ser extraídos antes da hora, poderá acarretar anomalias no crescimento da arcada, solicitando mais tarde o uso do aparelho ortodôntico.

3 – Evite chupetas

O mesmo vale para o hábito de sucção de dedos e cobertores: eles vão “abrir” a arcada com o tempo, e também só o aparelho vai resolver mais tarde.

4 – Escove os dentinhos de leite

Não é porque vão cair naturalmente que não merecem cuidados. Um bom dente de leite vai ajudar ao dente permanente nascer forte e bem formado. Para os bebês, você pode fazer essa higiene usando uma gaze molhada com água. Depois pode passar para uma dedeira que possui uma ponta de silicone com cerdas bem macias (ainda sem pasta).  Quando as crianças já estão caminhando sozinhas é hora de introduzir a escova de dente e o creme dental infantil e tornar esse momento bem divertido e prazeroso para elas.

5 – Evite o contágio

Adultos que tem cáries devem evitar compartilhar talheres e copos  com suas crianças, ou mesmo soprar uma comidinha quente. A bactéria que causa a destruição dos esmaltes do dente pode ser transmitida pelo contato.

6 – Olha o exagero do açúcar!

A criança até o 2 anos não deve ser exposta ao açúcar devido à falta de amadurecimento do esmalte dos dentes. Para as mais crescidinhas reserve pequenas porções a serem ingeridas pouco antes das escovadas, como as sobremesas por exemplo.

7 – Não force a queda dos dentes de leite

A perda dos dentes de leite começa por volta dos 5 anos. O ideal é não forçar a extração para que a criança não sofra traumas em relação a essa fase. Se eles demorarem a cair procure um dentista.

8 – Leve sua criança ao odontopediatra

Garanta uma primeira experiência inesquecível. Hoje em dia, os profissionais investem na decoração dos consultórios, disponibilizando brinquedos e brindes para educação dos pequenos em relação a saúde bucal.

9 – Dê o seu exemplo

Não adianta mandar as crianças escovar os dentes, se você mesmo que é adulto não tem esse hábito. Aproveite que você precisa dar seu exemplo para elas e recomece a ter esse hábito tão simples e ao mesmo tempo tão preventivo!

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747