4 Tipos de Próteses Dentárias

Não deveria ser comum ficar sem dentes na boca. Além de prejudicar a mastigação e a fala, pessoas sem dentes, com o tempo vão se limitando pela timidez. Atualmente além do implante dentário, há várias soluções em próteses dentárias para ter um belo sorriso e saúde bucal em dia.

O tipo de prótese dentária é definida de acordo com o perfil do paciente. Na avaliação, o dentista irá analisar quantos dentes naturais o paciente ainda tem, bem como a quantidade e a qualidade da massa óssea da mandíbula e do maxilar, e a saúde da gengiva.

Depois, ele apresenta as soluções possíveis para cada paciente e ele poderá decidir qual é a mais viável financeiramente. É bom que se perceba nesse momento qual a relação custo-beneficio a longo prazo, além das características de higiene e manutenção de cada tipo de próteses dentárias. São elas:

Prótese total removível

Conhecida popularmente como dentadura, é indicada para pacientes que perdeu todos ou maioria dos dentes. É feito um molde da arcada dentária para a confecção em acrílico reproduzindo a cor e o formato dos dentes originais. Seu uso a longo prazo pode causar perda óssea, e muitas vezes é necessário fazer novas próteses para que continuem com encaixe perfeito.

Prótese parcial removível

Chamada de “ponte” é um modelo indicado para pacientes que possuem dentes naturais com falhas de outros perdidos entre eles. Feita de com conectores de cobalto e cromo, se apoia com o suporte em dentes vizinhos para completar a arcada dentária original. São de fácil higienização, mas precisa de cuidados diários após cada refeição.

Prótese parcial total

Nessa opção, são inseridos implantes, de quatro a oito, que substituem as raízes dentárias, e sob eles são fixadas a prótese em si, seja por cimento ou parafusos, constituindo uma dentadura fixa. Há também as próteses dentárias semifixas, ou overdentures, que se fixam em menos pinos e que podem ser removidas para a limpeza e que garantem um resultado estético semelhante às fixas por um custo menor.

Prótese parcial fixa

É a coro,a quando se trata de apenas um dente e também pode ser ponte, quando os dentes vizinhos à falha a ser corrigida servem de suporte. A desvantagem é que esses dentes que servem de suporte precisam ser desgastados para receber a prótese. São feitas de metal com porcelana e podem substituir um, dois ou até seis dentes naturais.

RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747